Nome| ALEXANDRE PATARATA
Idade| 21 anos
Localidade| PEDRÓGÃO DO ALENTEJO, BEJA
Especialidade | TÉCNICO AGROPECUÁRIO
Alexandre é o típico alentejano castiço. Apesar dos seus 21 anos, tem muita maturidade. Sabe o que quer da vida e vê o seu futuro sempre a viver no campo. É um apaixonado pela natureza e grande impulsionador da atividade agrícola junto dos jovens da sua idade. Faz parte de uma cooperativa de jovens que fazem várias atividades lúdicas – festas e arraiais onde recolhem lucros para oferecer a instituições sociais.
Começou a trabalhar muito novo, a seguir os passos dos seus pais e avós, também trabalhadores agrícolas. Diz por graça que lhe cresceram os dentes em cima de um trator.
Dedica os seus dias a trabalhar desde cedo. Diz que dorme pouco porque “quem dorme muito nunca fica rico”. Adora o que faz e para ele não existe trabalho mas sim passatempo.
Tem um terreno próprio com 300 hectares onde faz produção de ovelhas para negócio de venda de carne.
Trabalha também numa propriedade com 900 hectares, a qual tem cerca de 50 hectares de produção de cereais (azevém, cevada e milho), 133 hectares de olival e 438 vacas.
É tratorista e responsável pela manutenção de toda a herdade, mobilização dos solos, tratamento e crescimento dos animais para venda de carne.
É um rapaz divertido, adora cantar e é o grande animador das festas da aldeia.
Diz: “Quem está perto de mim, está sempre feliz!”
É um jovem trabalhador, ambicioso, divertido e de bom coração.
Os amigos sempre lhe disseram que ele tinha o perfil ideal para participar no programa. Quer viver esta aventura e quem sabe, conhecer a sua cara-metade. Gostava de conhecer alguém que goste da vida agrícola e o acompanhe nos seus projetos. A família apoia a sua participação.