Zé quer contar a verdade a Simão e diz que de hoje não passa. Manda Isabel marcar um almoço ou então vai ele buscar Simão e conta-lhe toda a verdade. A professora primária fica muito nervosa, à beira das lágrimas.
Mia pede desculpa a Afonso por ter sido tão bruta na noite anterior, não sabia que o pai dele tinha ido para o hospital. Depois, conta-lhe da existência da enteada de Renata e diz que a relação das duas nunca foi próxima, mas esta enteada pode ajudar a entalar a vilã. O filho de Helena fica pensativo.
Eugénio acha que Adelaide não devia desistir da banda, mas ela acha que está a dizer isso para ser simpático. Zuzu começa a farejar a cama e tenta puxar um saco de pano que está debaixo do colchão. Eugénio tira o saco e mete no armário para Zuzu não mexer. A neta de Tosso fica curiosa, mas Eugénio diz que não é nada.
Afonso chega a casa e apanha Bernardo e Alice à procura do colar. Tanto um como o outro dizem que já chegaram a um entendimento: vão vendê-lo e dividir o dinheiro, mas Afonso não fica nada convencido.
Isabel, Miguel e Simão jantam no Turismo Rural. Luísa traz um vinho vegan e Isabel bebe o copo do marido num trago. Miguel e Simão estranham a sua postura, mas ela tenta disfarçar enquanto bebe mais um copo. Simão vai à casa de banho e, quando regressa à mesa, encontra Zé, que sem pedir licença, se senta. Lara chega também nesse momento e anuncia à família que se casou com Dieter. Miguel fica em choque por se terem casado no civil, já Isabel fica aliviada por ter um motivo para desviar a atenção de Zé. Mas o guarda não se deixa demover e, sem que ninguém esperasse, confessa que é o pai biológico de Simão!
Tó Calhau pede ao pai para considerar e perdoar Xana. Neca está irredutível e diz-se incapaz de continuar a aparar os golpes da mulher. O mecânico avisa o pai de que não será fácil organizar-se sem a mãe por perto e que nem ele sabe o que fazer à roupa que tem por passar.
Renata dá os parabéns a Tosso por ter conseguido arranjar uma solução para a falta de água. O avô de Adelaide aceita o elogio, mas pede à empresária que o problema seja resolvido o quanto antes para não dar mais prejuízo aos moradores e comerciantes da Aldeia Velha. Matias chega à tasca e convida a filha para se sentar com ele e conversarem, mas esta recusa.
Miguel, ainda em choque com a notícia que acabou de receber, pede à mulher que comece a explicar-se. Simão está revoltado e não quer acreditar no que acabou de ouvir. Zé diz que tem um teste de ADN que comprova que ele é seu filho e que lamenta que Simão não o aceite. Miguel, num ataque de raiva, tenta bater no guarda, mas Lara e Constança acabam por impedi-lo.
Na loja Bio, Paulo conta a Dieter que Rui e Renata são irmãos e que ficou magoado com Helena por não lhe ter contado nada. Dieter compreende o amigo e comenta que a médica lhe podia ter contado, uma vez que ele agora faz parte da família.
Simão chora de raiva e diz que não quer ser filho de Zé. Rita tenta acalmá-lo pois, pelo menos, agora há uma justificação para a obsessão do guarda por ele.
Afonso agradece a Eugénio por ter guardado o colar e pede-lhe desculpa por o ter envolvido naquela história. Eugénio comenta que foi o universo que o levou até ali. Nesse momento, Alice aparece e pede-lhe que devolva o colar. O engenheiro recusa-se e garante que só o devolve na presença de Bernardo.
Luísa e Mia acabam de contar a Nuno que Renata e Rui são irmãos. Nuno começa por achar que se trata de mais um boato, mas acaba por perceber que é mesmo verdade quando as amigas lhe falam do teste de paternidade. Nuno avisa-as que Renata, ainda que pareça calma de momento, tudo fará para se vingar, pois, a promessa que deixou à mãe era que todos os lhes fizeram mal, iam pagar!
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela