Miguel entra na sala paroquial e percebe que está tudo remexido. Chama pelos filhos, mas ninguém responde. Em pânico, o marido de Isabel pega na figura de um dos santinhos que está por ali. Vira-o e abre a base, que tem uma pequena tampinha. Do seu interior, tira a pedra preciosa, que falta na cruz.
Mónica diz que vai ajudar a filha a distribuir os panfletos anti barragem na festa do Rio, mas Mia acha melhor a mãe não ir porque os pais de Afonso vão lá estar e sempre que se encontram dá mau resultado.
Miguel certifica-se que não está ninguém na capela e avança para a cruz. Tira, então, da mala, um pano onde tem a pedra preciosa e um tubo de cola. De repente, Miguel vira-se e vê Orlando a olhar para a pedra, que acabou de cair no chão. O padre pede-lhe para explicar o que se passa ali e este, muito nervoso, diz que encontrou a pedra e estava a tentar colá-la na cruz.
Estão em andamento os últimos preparativos para a festa do Rio. Amélia e Armanda trazem os bolos e tartes.
Miguel pede ao padre Orlando para se confessar. Diz que não foi ele a devolver a cruz, a verdade é que lhe perdeu o rasto quando a roubou há quarenta anos atrás. Diz que carregou esta culpa estes anos todos, mas nunca se sentiu absolvido. Orlando absolve-o e Miguel sai rapidamente, deixando o padre pensativo.
Entre telefonemas, Rui assina o contrato e Fernando fica atento a vê-lo guardar o contrato numa gaveta.
Nuno discute com Renata, não quer ir à junta, diz para ir lá ela que conhece o caminho.
Afonso entra no lobby do turismo vindo do exterior e vê Luísa, descalça, em cima de um banco, a terminar de pendurar um macramé de parede. Afonso aproxima-se no momento em que Luísa se desequilibra. É Afonso que a ampara. Ela convida-o para almoçar. Ele hesita, mas acaba por aceitar.
Zé está de saída para a festa, mas Dulce trava-o, diz que vai ficar no posto porque é o turno dele.
Na festa do Rio, Mia distribui panfletos. Gabriel arranca-lhe alguns da mão e começa a distribui-los para ajudá-la. Rui, furioso, aproxima-se de Mia. Acha que é um abuso de poder fazer propaganda numa festa tradicional onde as pessoas se vêm divertir.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela