Helena conta a Mónica que o pai deixou de escrever quando a mulher de Tosso morreu. Revela ainda que ele esteve envolvido na morte de Fátima e que cometeu um erro. Mónica agradece porque só queria saber a verdade.
Afonso aparece no quarto de Mia para ir buscar algumas coisas dele. Quando o engenheiro tem a iniciativa de dizer adeus, Mia arranja uma maneira de o reter. Afonso olha para ela e, sem aguentar, beija-a apaixonado. Os dois começam a despir-se até que Afonso a afasta e diz-lhe que não pode voltar a acontecer.
Passaram quinze dias! Afonso desliga o despertador e diz a Mia que tem de ir porque, hoje, é o julgamento do pai. Os dois acabam por discutir porque ele diz-lhe que é difícil esquecer que foi ela que denunciou Rui às autoridades.
Matias desce as escadas e fala com o filho sobre o julgamento. Entretanto Helena também chega e Rui faz uma expressão de desagrado.
Luísa levanta a loiça de uma das mesas, passa por Renata e Nuno e sai para a cozinha. Nuno e Renata falam sobre o julgamento, a empresária sente-se confiante.
Lara adora o vestido que Neca lhe fez. Dá uma voltinha com o vestido e quando termina, vê Dieter, que acabou de entrar com Xana. Neca tenta tapar Lara com uma manta e ela foge para a cozinha. Dieter diz que não acredita que ver a noiva vestida antes do casamento dá azar e acaba por sair. Lara chora e Xana chega com sal e atira-lhe para a proteger do mau-olhado, perante o olhar estupefacto de Neca e Mia.
Dieter fala do que se passou com Lara, está farto dos afazeres do casamento tradicional. Tosso oferece-lhe uma gravata igual à do seu casamento e ele agradece, emocionado.
Isabel continua a lamentar que é cedo para Lara casar. Xana pensou que ela já se tinha habituado à ideia. A taxista acaba por contar-lhe sobre a despedida de solteira de Lara. Isabel fica magoada por não ter sido convidada.
O julgamento decorre! Rui e o advogado estão na mesa do réu e Afonso está na audiência. O juiz Melo chama Renata a depor e ela conta a sua versão da história, de modo a irritar Rui. Diz que ele deixou de apoiar a barragem quando viu que a Aldeia Velha também ia ser afundada e não ia ter o lucro que queria. Rui não aguenta e explode em pleno tribunal.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela