Mia acaba de enviar o pedido para travar a construção da barragem, diz que agora é rezar para que aceitem o pedido de reconhecimento da capela como património de interesse nacional. Gabriel faz-lhe uma festa no cabelo e elogia-a. Mia não gosta que ele lhe toque e acaba por ser bruta.
Matias começa o ensaio da banda, mas Tosso não consegue tocar, pois o trombone não toca. O avô de Adelaide acha que foi mau olhado de Eugénio.
Renata acaba de entrar em casa de Eugénio que, preocupado, conta-lhe sobre Miguel ter estado ali a falar do aparecimento da cruz. A empresária acha que Miguel sabe alguma coisa sobre a cruz e está decidida a descobrir.
Afonso conta a Mia que não foi Luísa que lhe disse que ela estava com Gabriel, mas sim Mónica e Paulo.
Bernardo aparece no Turismo Rural. Constança diz-lhe que está preocupada com Paulo e Mónica e conta sobre as desconfianças de Mónica em relação ao marido e Helena. Bernardo quer dizer a verdade, mas não pode. Constança percebe pela cara dele que esconde algo.
Renata vem à casa paroquial oferecer ao padre Orlando um prémio de uma estadia num hotel de sonho para as rifas da festa. A empresária aproveita para observar a casa e fixa o olhar nas chaves de Orlando em cima da mesa. Assim que ele sai para a cozinha, Renata pega no porta-chaves e guarda-o na mala.
Tó Calhau tentar rasgar uma página do Almanaque com uma serra elétrica. Afonso entra na oficina e agarra-o. O mecânico diz que já perdeu muito tempo com Armanda, está decidido a desistir dela.
Renata entrega as chaves de Orlando a Nuno, quer que ele vá à casa paroquial vasculhar as coisas de Miguel e encontrar alguma coisa relacionada com o roubo da cruz.
Mia pede desculpa a Luísa, não devia ter desconfiado dela. A irmã de Rita levanta-se e diz que o pedido de desculpas não apaga a forma como a tratou.
Nuno entra a medo na casa paroquial. Começa a vasculhar a cozinha e acaba por encontrar, no fundo do forno, a caixa de Isabel com fotografias e revistas de Giuseppe. Nuno ri-se ao ver que ele é igual ao padre, acha que ela tem um caso com o padre Orlando.
Mia desaba a chorar na loja Bio. Paulo puxa-a para si e aconselha-a enquanto se lembra de Helena. Mia sente-se sozinha pois perdeu Luísa e Afonso.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela