À beira-rio, Helena acaba de estender uma toalha grande, abre um cesto e começa a compor a mesa.
Afonso pede desculpa pelo atraso, diz que teve de resolver um problema pessoal. Renata repreende-o com o olhar. Carlos diz que quer ver os outros terrenos. Rui, impaciente, liga a Helena a pedir desculpa porque está atrasado.
Helena está furiosa e desiludida com Rui e arruma tudo. Paulo aproxima-se porque a viu a esbracejar. Helena descontrola-se e é bruta com ele.
Gabriel está a beber café no lobby do turismo quando vê Renata. O advogado percebe que a empresária não quer Mia por perto e ele também não quer que a ex-namorada fique em Rio Meandro. Propõe que o ajude a afastá-la de Afonso para ele a levar dali. Renata olha Gabriel, em silêncio.
Rui procura Helena, conta que ela está furiosa porque faltou ao piquenique. Amélia diz que pode ajudá-lo a fazer um jantar especial em casa.
Mia abre a porta a Gabriel, que diz que esteve a pensar e afinal decidiu ficar em Rio Meandro. Mia diz que já não o ama mais.
Bernardo está muito nervoso a aguardar por Xavier. O telemóvel deste toca, mas Bernardo não aguenta mais e não o deixa atender. Xavier diz que não há empréstimo com a quantidade de créditos que ele tem, mas talvez o possa ajudar. Bernardo diz que faz tudo o que ele quiser.
Afonso diz que já avisou Tó Calhau para empatar a mãe quando Helena bate à porta. Afonso e Matias ficam aflitos. Matias tira os pratos, copos e talheres e esconde-os atrás do sofá. Afonso destranca a porta e Helena entra, diz que veio buscar a sua mala.
Tó Calhau conta a Armanda que não está doente, é tudo por causa de um jantar surpresa que estão a preparar para Helena. A médica chega à oficina e Tó começa a contorcer-se todo.
Dulce está a trabalhar e assusta-se com Xana, que aparece sorrateira ao balcão. A taxista acaba por convidá-la para jantar lá em casa. Dulce aceita e começa a arrumar os relatórios para sair.
Helena entra em casa, enquanto fala com Rui, que vem ter com ela à entrada com um grande ramo de flores atrás das costas. Helena vê a mesa posta para jantar e fica surpreendida.
Renata e Nuno vão a caminho do carro quando ele repara que os pneus estão rasgados. Renata repara num papel onde está escrito: “Deixem a Aldeia Velha fora do progresso.”
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela