Zé está sentado no sofá, deprimido, enquanto o sobrinho faz de tudo para o animar e diz-lhe que vai dar uma mãozinha com Dulce. O ex-guarda agradece, mas sabe que não vale a pena porque ela gosta de Rui. Neca diz-lhe que nunca se devia ter despedido e que o melhor a fazer era pedir a carta de demissão de volta.
Tosso vai até ao bar e pede a Dieter que fique a tomar conta da tasca enquanto ele vai ser operado às cataratas. Dieter está reticente, mas acaba por aceitar. Lara está junto a Isabel e prepara-se para começar a encher os balões, enquanto comenta com a mãe que o irmão vai ficar mesmo muito surpreendido.
Mia consegue, finalmente, falar com a mãe, que lhe conta o que se passou. A advogada pede-lhe que regresse, imediatamente, para Portugal, mas Mónica diz que ainda vai voltar a tentar falar com Sara pois esta ficou a pensar que ela está do lado de Renata.
Em casa, todos cantam os parabéns a Simão, que se ri, pois, puseram a vela numa carcaça. Xana oferece-lhe boleia para a escola e saem os dois. Miguel pergunta a Orlando quando se vai embora, mas este diz-lhe que não tem intenções de abandonar Rio Meandro.
Renata está sentada num banco da igreja a chorar. Amélia, sem reparar no seu choro, senta-se atrás dela e começa a falar de Matias e da quantidade de exames que o médico lhe mandou fazer. Quando a vilã a encara, a cabeleireira percebe que ela está a chorar e pensa que é por causa de Matias, mas Renata conta-lhe que faz quarenta anos da morte da mãe.
Matias e Afonso bebem café, acabados de chegar a casa dos exames médicos. O pai de Rui e Renata está revoltado porque os técnicos não adiantaram nada dos resultados, mas o neto tenta tranquilizá-lo.
Eugénio e Adelaide tomam o pequeno-almoço no Turismo Rural, mas ela está tristonha porque tem medo que a operação do avô não corra bem. Eugénio tenta tranquilizá-la, mas, quando vê Renata, lembra-se que dia é e diz à jovem que lhe vai dar uma palavrinha.
Eugénio vai ter com Renata, que fica surpreendida por vê-lo. Eugénio diz que se recorda que faz anos da morte da sua mãe e que, caso queira falar, ele está pronto para a ouvir. A empresária agradece a sua amabilidade, mas diz que, hoje, não é boa companhia.
Bernardo insiste com Paulo para lhe dar boleia para casa e diz que fica lá a ajudá-lo pois há sempre coisas a fazer. O pai de Mia não percebe o porquê de tanta insistência, mas acaba por se ver obrigado a aceitar a ajuda. O marido de Constança liga a Alice, sem que o amigo veja, e diz-lhe que já sabe como vão entrar em casa dos Amado.
Afonso pergunta a Mia se Mónica já está de regresso a Portugal, mas ela diz-lhe que a mãe é teimosa e que ainda vai tentar voltar a falar com Sara. O engenheiro comenta que precisavam era de ter acesso ao telemóvel de Renata e perceber se esta tinha feito ou recebido alguma chamada da enteada.
No salão, Amélia conta a Matias que encontrou Renata na capela a rezar pelo aniversário da morte da mãe e ele fica a sentir-se mal. Entretanto, Helena chega e pergunta-lhe como correram os exames e de onde conhece o Dr. Paiva. Ele diz que foi através de um amigo da cooperativa e comenta também que apesar de Rui não estar mais calmo com ele, parece que tem uma nova paixoneta pois Dulce jantou com ele lá em casa. Amélia e Helena ficam surpreendidas com a revelação.
Isabel mostra a Neca a camisola que fez para Simão e diz-lhe que está ansiosa com a festa. O guarda oferece-se para a acompanhar, caso isso a deixe mais confortável. Zé fica a saber da festa do filho, naquele momento, e fica bastante revoltado por não o terem convidado.
Enquanto Alice limpa a casa dos Amado, Bernardo procura por alguma pista nos armários da cozinha, quando é apanhado por Nuno. O marido de Constança disfarça e diz que está ali a fazer um favor a Paulo, para o libertar das tarefas domésticas. O namorado de Luísa não estranha e Bernardo aproveita para o avisar que já viu o vídeo do assalto e que espera que se porte bem com a filha.
Constança entra no quarto de Renata para lhe deixar o almoço. Esta serve-se de um copo de vinho e, de seguida, toma um comprimido. Constança alerta-a para que não misture os compridos com álcool, mas a vilã não está para conversas e manda-a sair.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela