Em casa dos Guerreiro, Afonso tenta convencer o avô de que Renata não tem boas intenções. Matias acredita que agora que descobriu que tem família em Rio Meandro, a filha pode vir a repensar os seus planos. Afonso não acredita que uma mulher vingativa como Renata possa vir a reconciliar-se com o avô e pede-lhe que tire essa ideia da cabeça.
Mia entra em casa e quando acende a luz, assusta-se ao ver Peres à sua espera. A advogada, bastante incomodada, pede-lhe que saia. Peres aproxima-se dela, com uma postura ameaçadora, e pergunta-lhe se andou a mexer no seu computador. Mia reforça que não mexeu no portátil e pede a Peres que saia da sua casa. Peres lá se acalma e acaba por pedir desculpa a Mia pelo mal-entendido enquanto tenta retomar a conversa, já noutros modos.
Orlando caminha à beira-rio enquanto fala com Deus. De repente, avista um vulto e percebe que é a sereia de Rio Meandro. O padre fica estupefacto com o que vê, não quer acreditar que a sereia existe mesmo. O momento é quebrado por um enorme relâmpago, que faz com que o padre escorregue e caia, batendo com a cabeça.
Orlando acorda, ainda atarantado, e tenta pedir ajuda. Pega no seu telemóvel e percebe que não vê nada. Por sorte, acaba por ligar para Eugénio e pede-lhe que o vá ajudar.
Rita inventa músicas na tentativa de fazer com que o namorado se ria. Simão desabafa, dizendo que já queria ter 18 anos para poderem ir embora de autocaravana e tocar onde quisessem. Rita conta-lhe que Adelaide já não faz parte da banda porque, depois do que aconteceu no baile, a própria decidiu sair.
Já em casa de Eugénio, Orlando conta-lhe o episódio que viveu, diz que viu a sereia e que, de repente, viu um enorme clarão, ouviu um relâmpago e só se lembra de acordar já sem ver nada. Eugénio, apreensivo, tenta ligar a Helena.
Matias vai ao encontro de Renata, ainda cedo. Pede-lhe desculpa pela hora, mas diz-lhe que queria mesmo entregar-lhe uma coisa. Renata fica intrigada quando o pai lhe entrega uma caixa e diz que está cheia de cartas que trocou com a sua mãe, quando se apaixonaram. Renata agradece-lhe e fica algo sensibilizada com o seu gesto.
Afonso está ao computador enquanto Tó Calhau bebe uma cerveja. São interrompidos por Alice, que revela que recebeu um comentário pouco simpático à publicação do colar. Afonso diz-lhe para não dar conversa a homens desse género. O mecânico sente ali uma empatia grande entre os dois e mete-se com o amigo. Afonso acaba por confessar que gosta de Alice.
Helena examina Orlando, mas diz que não vê nenhuma lesão aparente. O padre conta-lhe que viu a sereia, ou assim pensa, enquanto Helena e Eugénio trocam um olhar comprometedor.
Mia faz zapping enquanto tenta esquecer a situação tensa com Peres. Tocam à porta e Mia, a medo, vai ver quem é. Nuno pergunta-lhe se a sua proposta de ficar ali em casa se mantém e diz-lhe que quer voltar para Rio Meandro, mas que Renata não pode nem sonhar.
No cabeleireiro, Amélia está a comentar o que aconteceu a Orlando quando Armanda decide puxar novamente o assunto de Renata ser filha de Matias. Afonso pede à avó que o ajude a pôr juízo na cabeça do avô pois este acredita que Renata pode mudar.
Enquanto Renata toma o pequeno-almoço, Peres comenta com ela que tem estado com Mia. A empresária olha-o com ar de gozo e diz que o único objetivo de Mia é sacar-lhe informações. Peres fica cego de raiva quando percebe que anda a ser enganado.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela