Eugénio chega à tasca e quando Tosso vai para o expulsar, Xana chama a atenção de todos ao dizer que é a sereia de Rio Meandro. Eugénio fica confuso com a mentira da taxista e Neca fica apreensivo.
Lara entra na capela e pede desculpas a Orlando por ter fugido do altar no dia do casamento. A jovem comenta que a cruz começou a arder do nada e Orlando diz que não foi bem assim e entra em luta para não ter de mentir. O padre não aguenta mais e conta a verdade sobre Isabel, que ela pôs fogo à cruz. Lara fica em choque.
Já em casa, Neca e Tó Calhau confrontam Xana, que age com a maior naturalidade e vai improvisando o discurso. O guarda acredita que foi ela que destruiu o gabinete de Mary e inventou a história da sereia para se safar.
Matias, sentado à secretária, observa o exame de ADN que prova que Renata é sua filha. Instantes depois, pega no telemóvel e levanta-se, hesitante em fazer uma chamada. Caminha de um lado para o outro até que decide ligar ao seu advogado para falar com ele sobre a sua herança.
Lara e Isabel discutem, o ambiente é de grande tensão. A professora primária tenta justificar-se, mas a filha diz-lhe que é uma amargurada e não quer ser igual a ela. Depois, vai buscar a sua mala e diz que vai para longe dali.
Renata conta a Nuno o que Peres queria: usar o armazém da construtora, em Lisboa, para esconder umas obras de arte de um amigo banqueiro, que está a ser investigado pela Polícia Judiciária. Nuno pergunta se ela vai aceitar e a empresária diz que não pode rejeitar ajudar Peres. Por essa razão, quer que Nuno vá para Lisboa receber o material. Ele fica tenso e sai.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela