Rui está no gabinete da junta, orgulhoso, a escrever o discurso que vai marcar o seu regresso quando é interrompido por Renata, que lhe conta que é oficialmente filha de Matias. O pai de Afonso fica incrédulo enquanto a irmã lhe diz que foi Matias quem insistiu para que fossem à conservatória. Rui apressa-se a interromper o discurso e avisa a irmã de que vai impugnar a decisão do pai.
Mia está a pesquisar por casos antigos na tentativa de arranjar forma de ajudar Nuno. De repente, batem à porta e Afonso vai abrir. Qual não é o seu espanto quando vê que é Alice. Esta diz que trouxe uns pastéis para oferecer a Mia, por causa do acidente.
Em casa, Rui discute com Matias porque não consegue perceber como é que o pai ainda se deixa enganar por Renata. Matias esperava que, agora com o regresso à junta, Rui estivesse mais calmo, mas ele ferve só de pensar que o pai está a dar tudo à irmã.
Alice entra na cozinha, com a loiça suja, e começa a revistar tudo o que pode. Dá a volta aos armários e calca o chão. Afonso entra, nesse momento, e diz a Alice que têm de falar. Ela, mais uma vez, e sem lhe dar qualquer hipótese, sai antes que Afonso consiga proferir uma única palavra.
Eugénio abre a porta a Orlando, que está encharcado. O padre explica que se atirou ao rio pois julgou ter visto a sereia. Eugénio aconselha-o a reaproximar-se de Deus e a cuidar dos fiéis. Orlando cai em si, dá razão a Eugénio e diz que aquele comportamento tem de terminar.
Isabel está sentada no sofá, rodeada dos seus materiais de crochet, a tentar fazer a camisola para Simão. Zé, sentado à mesa, tenta escrever uma carta ao filho, mas não se consegue concentrar e atira o papel para o chão. Neca, vem de dentro, com o seu cesto de crochet e senta-se ao lado de Isabel.
Luísa chega, apressada, a casa de Mia, onde encontra Nuno. Ele está irritado e mostra-lhe o vídeo do assalto, que Renata andou a espalhar nas redes sociais. Mia convida-os a ficarem em sua casa e diz-lhes que só têm de se manter unidos e atentos em relação às jogadas da vilã.
Afonso acompanha o avô na consulta. Matias conta ao médico dos seus esquecimentos recentes e o neto reforça que o avô descobriu que tinha uma filha e que isso veio trazer alguns conflitos no seio familiar. O médico decide que devem fazer mais exames.
Constança vê a filha e o genro a entrarem no Turismo Rural e diz a Nuno que já viu o vídeo que anda a circular na internet. Bernardo está confuso, não faz ideia do que a mulher está a falar. Constança diz que depois lhe explica enquanto Nuno se vai encaminhando em direção ao quarto de Renata.
O Dr. Paiva diz a Afonso que o avô se saiu muito bem nos testes realizados na consulta e ele agradece-lhe que tenha marcado os exames com tanta rapidez. Quando fica sozinha, o médico liga a Renata e conta como correu a consulta do pai.
Rita fica surpreendida quando a irmã mais velha entra no quarto. A jovem pergunta a Luísa se voltou por causa da gravidez mas a bióloga, já exasperada com a conversa, diz-lhe que o teste não é seu e que tem mais com que se preocupar.
Renata termina a chamada com Dr. Paiva, quando Nuno lhe bate à porta. A vilã fica espantada ao vê-lo, mas Nuno apressa-se a dizer-lhe que a guarda já sabe da sua implicação no assalto, sabe que os dois tiveram um caso amoroso e que, caso ela esteja a pensar fazer mal a Luísa, para pensar duas vezes, pois sabe de muita coisa que a pode comprometer. A empresária fica abalada com as palavras de Nuno e ameaça matá-lo a ele e a Luísa.
Dulce e Zé estão na esquadra e a sargento estranha que ele não esteja fardado. O guarda apresenta-lhe a carta de demissão e diz que, a partir daquele momento, não trabalha mais ali. Ela não percebe o que se está a passar, mas Zé explica-lhe que quer passar a vida a seu lado, e se o que os impede é serem colegas, então que ele demite-se.
Mia liga a Afonso a contar que Nuno foi ter com Renata para a confrontar. Conta ainda que Luísa e Nuno vão ficar em sua casa e pergunta ao ex-namorado se ainda lá passa, mas este diz que não pode pois tem de trabalhar. Afonso desliga e fica arrependido por ter dito à ex-companheira que não ia ter com ela.
Nuno conta a Luísa que Renata o ameaçou, mas que ele se manteve firme e lhe disse que a guarda já está ao corrente de toda a situação. Bernardo ouve a conversa e fica incrédulo com tudo o que se está a passar pois achava que a filha estava na Ásia.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela