Alice está na sala quando Matias vem ao seu encontro e comenta que acha que nunca mais vai fazer as pazes com Rui. A empregada tenta animá-lo quando este lhe diz que tem de ir a Vila dos Passos. Matias sai e Alice envia uma SMS a Afonso.
Afonso e Mia tentam perceber porque é que Sara está a receber dinheiro de uma empresa portuguesa quando ele recebe uma SMS de Alice. O engenheiro comenta que Alice o acabou de avisar que Rui regressou a casa. Mia pergunta-lhe se eles namoram e Afonso diz que estão apenas a conhecer-se.
Constança desabafa com Paulo e pergunta-lhe se acha que podia pedir a Helena para recolher sangue a Rita e fazer a análise para ver se ela está grávida ou não. O chef fica incrédulo com aquela ideia, mas a conversa é interrompida por Mónica, que lhe liga em videochamada pois ficou preocupada com Mia. Paulo quase se descai em relação ao acidente da filha, mas Constança consegue salvar a situação.
Neca vai a casa de Miguel e pede-lhe que não exclua Isabel da festa de aniversário de Simão. O diácono não é recetivo à conversa e diz-lhe que não está para andar a combinar festarolas com a ex-mulher. Xana, quando se apercebe do motivo da visita de Neca, fica irritada e diz a Miguel que qualquer dia aqueles dois ainda se enrolam.
No salão, Matias desabafa com Amélia sobre os seus mais recentes esquecimentos. A cabeleireira descansa-o e diz-lhe que é normal dado o que lhe tem acontecido. Renata aparece para fazer uma marcação e pergunta ao pai se quer boleia para Vila dos Passos. Matias agradece, mas sai e Renata aproveita a vaga de Amélia para arranjar o cabelo. Em conversa, a avó de Afonso conta que Rui voltou para casa.
Nuno e Luísa passeiam, mas esta está bastante tensa e vai olhando em redor, garantindo que não estão a ser seguidos. O namorado apercebe-se da sua ansiedade e pergunta se quer voltar para o hotel. A bióloga acha que era melhor saírem dali, por uns dias. Nuno concorda e os dois decidem ir para Espanha.
Afonso chega a casa e diz a Alice que foi dar o almoço a Mia, a pedido de Paulo. Ela fica incomodada, mas não diz nada. Afonso pede-lhe para falarem, mas a empregada foge à conversa pois já imagina que o engenheiro quer terminar tudo entre eles.
Rui está no escritório quando Afonso entra e lhe diz que está feliz que tenha voltado a casa. O político diz-lhe que tem de controlar as movimentações de Renata e que Matias não está assim tão contente com o seu regresso. Afonso acredita que o avô vai perceber que o que fazem é apenas para o proteger.
Bernardo decide ir falar diretamente com Simão e perceber se Rita poderá estar grávida ou não. O jovem fica confuso com a conversa de Bernardo que, a princípio, não é explícito. Simão fica em choque quando o dono do Turismo Rural lhe fala do teste de gravidez positivo.
Pouco tempo depois, Simão vai ter com Rita e confronta-a com o teste de gravidez positivo. A jovem diz-lhe que aquele teste não é seu e que só pode ser da irmã.
Zeca e Renata encontram-se na capela e esta pergunta-lhe se seguiu Matias. O rapaz confirma e diz que Matias foi a uma loja de produtos agrícolas e passou na conservatória, mas que não foi atrás dele, para não levantar suspeitas.
Helena vai visitar Mia e dá com Paulo a fazer o jantar. A médica está para ir ao quarto quando Mia aparece na sala. Paulo avisa-a que não pode fazer esforços, mas Helena reforça que pode e deve mexer-se. Mia convida Helena para ficar a jantar com eles.
Matias chega a casa e Afonso pergunta-lhe como foi o seu dia e se quer jantar com ele e com Rui. Matias diz que se vai deitar porque não está com cabeça. Nesse momento, Renata liga-lhe para saber como está e como correm as coisas.
Luísa acorda e percebe que Nuno não está ao seu lado. Na esplanada, fala com o empregado, que lhe diz que não viu o namorado por ali. A bióloga fica aflita e deixa-lhe uma mensagem a pedir que lhe ligue de volta. A filha de Constança, nervosa, quebra a chorar com medo que tenha acontecido alguma coisa a Nuno.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela