Nuno entrega a Renata uma lista de contactos de todos os meios de comunicação que vão estar presentes na conferência contra a barragem.
Mia diz ao ex-namorado que pensava que ele tinha cortado relações com o pai. Já sozinhos, Gabriel dá a volta à situação e conta que o pai até lhe ofereceu dinheiro para voltar.
Orlando fica surpreendido ao ver Renata na capela. Ela diz-lhe que as obras da igreja devem estar para começar em breve e de seguida, fala da cruz. Orlando, visivelmente incomodado, diz que o caso está entregue à polícia.
Bernardo olha chocado para o resultado dos exames, fica tenso ao perceber que tem uma bactéria dentro dele. Nesse momento, Paulo entra no Turismo Rural com caixas de fruta. Constança fica atenta à reação de Helena e Paulo.
António liga a Gabriel e pergunta se já pensou no rumo que quer dar à sua vida. Acaba por dar-lhe mais uma semana. Depois disso, se não aparecer no escritório, não vê mais dinheiro nenhum.
Na Aldeia Nova, à beira-rio, há uma faixa do “Movimento Não à Barragem”. Estão presentes jornalistas, fotógrafos e populares.
Renata está sentada na cama a mudar o cartão SIM do seu telemóvel. Ao seu lado, está a folha com os contactos dos jornalistas, que Nuno lhe deu. Renata escreve uma mensagem para todos os jornalistas a dizer que a angariação de fundos para o bebé Mateus tratou-se de um esquema de Mónica.
Mónica começa a falar na conferência de imprensa e um dos jornalistas confronta-a sobre a mensagem que acabou de receber. A mãe de Mia fica em choque com o que acaba de ouvir.
Todos se mostram chocados e incrédulos com as acusações feitas pelos jornalistas. Mónica verifica o saldo na app do banco e fica lívida ao ver que o dinheiro está mesmo na sua conta. Mia tenta defender a mãe, dizendo aos jornalistas que Mónica não vai responder a nenhuma pergunta que fuja ao tema da conferência. Afonso vê uma garrafa de plástico voar em direção a Mónica e ajuda-a a sair dali, enquanto Dulce afasta a multidão.
Dieter pede a Lara que fique no bar para poder apanhar a conferência. Ela oferece-lhe um voucher que vale quinze minutos de conversa como se não existisse diferença de idades. Dieter sorri, desconcertado.
No posto, Mónica responde às questões de Dulce. Rui entra e quer apresentar queixa contra ela. Mónica olha genuinamente transtornada para a sargento.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela