Rui vai para ligar a Amélia quando esta entra no seu gabinete e diz que não aguenta mais fingir, quer contar toda a verdade a Renata. O pai de Afonso diz que vai chamá-la e falam ali no gabinete. A mãe de Helena fica impressionada com a postura de Rui e aguarda ali.
Xana entra no posto e faz-se de desentendida quando Neca lhe mostra a taça do baile dos reis. Dulce entra e, ao ver a taça, pede-lhe que admita que a roubou. A sargento diz que vai ligar a Bernardo, mas a taxista impede-a. Dulce decide fechá-la na cela.
Amélia, impaciente, olha para o relógio e percebe que ficou trancada no gabinete. Avança para o telefone fixo e vê que não tem sinal. Por essa razão, começa a sentir-se mal e a hiperventilar. Mia abre a porta e a cabeleireira conta-lhe que foi Rui que a trancou ali.
Miguel ouve falar de Renata e defende-a, dizendo que são irmãos, mas logo comenta que são todos irmãos porque são filhos de Deus. Tosso estranha e Matias fica incomodado.
Bernardo mostra a fotografia da avó com o colar a Alice e os dois discutem. Bernardo avança para ela e arranca-lhe o colar do pescoço. Os dois disputam a jóia e Afonso consegue apanhá-la, dizendo que a guarda até se entenderem porque claramente o colar é de ambos.
Renata cheira Luísa e reconhece o perfume. De seguida, pergunta-lhe se esteve com Nuno, mas ela diz que não. Renata sai apressada por causa da SMS que recebe com a seguinte frase: “Eu sei quem é o teu pai. Vem ter à capela”.
Renata acha que foi Orlando que lhe enviou a SMS, mas ele passa por ela e sai da capela. Matias aproxima-se e diz-lhe que Alfredo não é o seu pai verdadeiro. Renata fita Matias, aterrada, adivinhando o resto da frase. Matias ganha coragem e conta-lhe que é o seu pai. A empresária fica em choque!
Renata diz que a aldeia inteira decidiu inventar histórias sobre a sua família, mas Matias tira do bolso a carta de Clara e o teste de ADN que fez com a ajuda de Amélia. A empresária apressa-se a ler a carta e fica muito transtornada quando Matias diz que a mãe tinha má fama. Renata diz que não lhe admite que ele fale do caráter da mãe e sai. O avô de Afonso deixa-se cair no banco, emocionado e perdido.
Renata entra no quarto a conter o choro para não ser vista numa situação de fragilidade. Fecha a porta e, ainda com o teste de ADN e a carta que Matias lhe entregou na mão, abre o cofre. Tira de lá as outras recordações da mãe: a bíblia, uma fotografia de Clara e a cassete de Miguel. Pousa os objetos em cima da cama e desaba a chorar.
Neca pede a Dulce para perdoar Xana, mas Zé acha que em vez de ajudar a taxista, ele devia deixar que ela sofra as consequências para aprender a lição. Dulce não sabe o que fazer.
Tosso está desanimado porque tem dado o seu melhor, mas as pessoas não dão valor, acham que tudo o que acontece de mau é culpa do Presidente. Mia conforta-o e diz-lhe que fez um bom trabalho. O avô de Adelaide confessa que queria ouvir isso de Rui, mas ele só lhe dá ordens.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela