Já em casa, Miguel e Isabel discutem. O diácono não consegue entender como é que a esposa foi capaz de ter um filho com outro homem e de lhe mentir durante tantos anos. Orlando aparece e Miguel pede-lhe para sair da cozinha, mas Isabel confessa que o padre sabe de tudo. Miguel, não suportando mais aquela situação, diz que vai fazer as malas, que o único caminho a seguir é o divórcio. Isabel assente e afirma que sai ela pois o pecado foi seu.
Na loja Bio, Lara está a pôr o marido a par do que se passou com os pais e com Simão, dizendo que a notícia do casamento acabou por ser a melhor parte daquele almoço. Dieter conta-lhe que, para a confundir só mais um pouco, afinal Renata é irmã de Rui e tia de Afonso. Lara nem quer acreditar, é muita informação para um dia só.
Afonso entrega o colar a Alice e pede-lhe que resolva o resto com Bernardo porque o assunto, para ele, termina por ali. Alice e Bernardo fotografam o colar e escrevem o anúncio para a venda, mas não chegam a acordo relativamente à divisão dos lucros. Resolvem pedir a Afonso que guarde o colar até que a venda seja realizada.
No posto da guarda, Tosso pede explicações a Dulce relativamente ao roubo do camião. Dulce tenta explicar que estão vários agentes no terreno à procura do camião e a tentar entender o que se passou. Mia, que acompanha Tosso, pede para que este mantenha a calma e para que diga aos comerciantes que está a fazer o seu melhor.
Na Suíça, uma estudante que alugava um quarto em casa de Sara, voltou à sua terra natal e o quarto ficou vago. Mónica aceita assim o convite e pergunta à enteada de Renata quando é que se pode mudar. Sara fica contente e diz-lhe que simpatizou com ela, desde início, e que a sua companhia vem mesmo a calhar.
Renata está na capela a rezar quando Orlando tenta passar despercebido, mas a empresária acusa-o de ter andando a espalhar o rumor de Rui ser seu irmão. Orlando tenta desculpar-se justificando que naquela terra tudo se ouve e tudo se sabe, mesmo quando não se quer. Sem se aperceber, acaba por partilhar com Renata que Simão é filho de Zé e não de Miguel.
No cabeleireiro, Helena espera pela mãe enquanto ouve Armanda queixar-se de Mary, dizendo que esta aproveitou a falta de água para meter homens no seu quarto. Helena aproveita o café que Armanda lhe oferece para usufruir de 5 minutos de silêncio quando Amélia e Matias chegam. Sem se aperceberem da presença da funcionária, os dois terminam a conversa sobre Renata precisar de tempo para digerir o facto de ser filha de Matias. Armanda ouve tudo e não sustém o choque!
Miguel está bastante comovido ao ver a mulher, de malas feitas, pronta para sair de casa. Isabel, visivelmente abalada, diz que não o quer deixar, mas que lhe parece a decisão mais acertada. Mal bate a porta, o diácono desaba num choro incontrolável.
Em casa dos Pinho, Isabel procura por Xana quando Neca lhe diz que esta já não vive ali. Isabel, sentindo-se perdida, acaba por confessar que arruinou a sua família quando a sua única intenção era proteger o marido e os filhos. Neca não está a entender a conversa de Isabel, até esta lhe confessar que Zé é o pai de Simão.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela