Helena discute com Rui e acusa-o de estar errado ao querer obrigar Afonso a estar do lado dele na campanha eleitoral. A médica afirma ainda que a barragem vai ser a desgraça de Rio Meandro. De seguida, sai para o escritório, deixando Rui maldisposto.
Helena tenta que Afonso fique a morar lá em casa, mas ele não quer ficar, não quer fazer parte da campanha do pai e não entende porque o pai defende tanto a barragem. Helena, à beira das lágrimas, pergunta para onde vai.
Zé edita o retrato robô para que não pareça Bernardo, que está ao seu lado a dar-lhe indicações de como quer ficar. O guarda, sem paciência, manda-o calar e concentra-se no desenho.
Isabel abre a porta a achar que vai jantar com Orlando, mas é Miguel que lhe aparece com um grande ramo de flores. Isabel pega no ramo, deslumbrada. Nesse momento, percebe que é o marido que está ali. Miguel jura pelos filhos que nunca a traiu e pede perdão por lhe ter dado motivos para ela pensar que ele deixou de amá-la.
Paulo atende uma chamada de Helena, que lhe conta que Rui expulsou Afonso de casa e precisa estar com ele. Paulo cede e, depois de desligar a chamada, pede a Mia para dizer à mãe que vai ter com Dieter.
Rui continua mal da barriga quando Helena entra com a sua mala de médico e diz que vai ter de sair porque tem uma urgência.
Renata chega ao Turismo Rural e provoca Afonso quando percebe que ele vai ficar hospedado ali. O engenheiro pergunta-lhe se ela já descobriu por que razão Eugénio os chamou naquele dia à ponte. Renata diz que deve ter sido para tentar um entendimento entre eles.
Miguel esforça-se, mas Isabel diz que precisa de mais tempo para o perdoar. Lara chega a casa e interrompe a conversa dos pais. Miguel fica triste e sai.
Helena conta a Paulo o que se passou com Rui e Afonso. O pai de Mia diz-lhe que vai ficar tudo bem, mas ela fica incomodada e manda-o parar de dizer isso. Paulo fica confuso e Helena olha-o nos olhos. Sem conseguir conter a paixão, beija-o. Paulo não resiste ao beijo e os dois envolvem-se.
Amélia vem agradecer a Mia pelo vídeo, diz que soube mostrar a alma daquela terra. Durante a conversa, a cabeleireira acaba por falar demais e conta que Afonso saiu de casa por causa do pai.
Renata lembra-se do beijo que Eugénio lhe deu em criança. Helena repara nela e estranha vê-la ali no hospital. Renata é apanhada de surpresa e fala secamente com a médica.
A enfermeira pede a Renata que saia do quarto porque Eugénio tem visitas. Adelaide entra e aproxima-se dele, mas percebe que ele não reage e fica triste.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela
Já pode assistir ao episódio completo da novela, EM EXCLUSIVO, na Opto.