Ao longe, Afonso continua incrédulo ao ver Mia a tentar soltar-se de Gabriel. Dulce passa de moto, para e manda-o soltá-la. Afonso aproxima-se dos dois e confronta-a quanto ao ter dito que não tinha ninguém. Gabriel diz que namoram há um ano e Mia afirma que não são namorados.
Mia entra em casa com Gabriel e pede-lhe para ir embora. O advogado cede em dar-lhe tempo para pensar, mas quer que ela saiba que continua a estar ao lado dela e a amá-la como sempre amou.
Miguel distribui terços a Isabel, Lara e Simão, para rezar e dar os bons dias a Jesus. O padre Orlando chega suado porque tem o hábito de correr todas as manhãs.
Dulce entra no turismo rural, carregando apenas uma mochila às costas. Fica pelo balcão à espera e Zé repara nela, impressionado. Dulce repara na farda de Guarda e questiona se ele é guarda ali na aldeia. Ele diz que sim e mostra-se sedutor.
Mia entra na oficina e explica a Afonso que acabou com Gabriel antes de vir para Rio Meandro porque achou que ele era culpado de um problema que teve em Lisboa, mas ao que parece foi injusta. Afonso diz que já percebeu que ela está confusa.
Constança vai à loja Bio e conta a Paulo e Mónica a conversa que ouviu de Nuno a dizer que Rui apoia a barragem se não comprometer a Aldeia Velha.
Dieter vem para dar a sua aula de yoga, mas encontra a banda e Tosso, que o informa que vão começar a ensaiar. Dieter ainda tenta ficar, mas o avô de Adelaide é bruto e mais teimoso que ele.
Neca está em choque e muito nervoso com a puxada de luz que Zé fez para safar Bernardo. Dulce chega e apresenta-se como a nova Sargento do posto. Neca dá-lhe as boas-vindas e Zé fica irritado, não quer acreditar que não foi escolhido.
Luísa faz o check in a Gabriel. Afonso entra da rua e fica contrariado quando o vê. Gabriel fala alto para Afonso ouvir que fica hospedado por um mês. Depois diz-lhe que não se meta entre ele e Mia que a história deles ainda não acabou.
Nuno diz a Renata que já espalhou o boato, o mais provável é que até ao final do dia todos já saibam que Rui apoia a construção da barragem.
Mia sente-se confusa ao lembrar-se do seu passeio no rio, do beijo com Afonso e da última conversa. Lembra-se também do beijo com Gabriel.
À entrada de sua casa, Helena estranha ver Paulo, que diz que quer falar com ela. Helena acha que ele vem falar da história da receita do bacalhau, mas Paulo vem dizer que Rui está disposto a acabar com a Aldeia Nova. Helena diz que isso é mentira.
Bernardo recebe uma carta das finanças e começa a sentir-se mal. Pede a Rita que chame um médico.
Zé está furioso, foi tirar satisfações com o Sargento e ele disse que não podia fazer nada. Neca diz que Dulce pareceu simpática. A luz falha e Neca coloca em causa se não será por causa da puxada ilegal que Zé fez.
Orlando reza no banco da frente da capela e não dá pela chegada de Renata, que olha para a parede onde estava o crucifixo roubado. Renata apresenta-se, diz que gostava de fazer um donativo para o telhado da igreja. Orlando agradece a generosidade, mas não esconde a sua surpresa ao mesmo tempo.
Renata aproxima-se da campa da mãe e deixa um ramo de flores. É observada por Eugénio, que se aproxima e lhe diz “olá”, tratando-a por Joana. Renata estremece ao ouvir o seu verdadeiro nome.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela