Na tasca, diante dos moradores, Rui anuncia o seu regresso à política, lendo o discurso que escreveu. Agradece a ajuda de Afonso e o apoio de Tosso e promete ter sempre em vista o bem-estar da população de Rio Meandro. Todos brindam, felizes pelo seu regresso.
Bernardo serve um café a Renata e diz-lhe que é uma pena que não tenha tido filhos para perceber que é um amor tão grande que se é capaz de tudo para os proteger. A empresária avisa-o que a filha namora com um criminoso e pergunta-lhe se é mesmo esse o futuro que deseja para Luísa.
Mary faz uma massagem relaxante a Miguel, que está apenas com um robe. O diácono fala de Orlando e do pouco que tem gostado das suas atitudes ultimamente. Mary diz-lhe que não devia levar a vida tão a sério e que, se calhar, até lhe fazia bem conhecer outras mulheres e fazer sexo sem compromisso. De repente, tocam à campainha. É Isabel, que fica constrangida com a situação.
Bernardo diz à esposa que acha que devem arranjar forma de afastar a filha de Nuno, mas Constança comenta que está convencida que o teste de gravidez pertence a Luísa. Eugénio chega para almoçar e pergunta-lhes se já resolveram o problema dos ratos na arrecadação.
Renata foi ver de Matias, que lhe agradece a consulta, dizendo que gostou muito do Dr. Paiva. A vilã tenta perceber se o pai disse a Afonso que tinha sido ela a marcar a consulta, mas percebe que Matias cumpriu com o combinado para evitar problemas com o neto e com o filho.
Mia conta à mãe que Nuno se entregou à guarda e que está a rever casos antigos para ver se o consegue ajudar, de alguma forma. Mónica diz que não conseguiu descobrir mais e que foi quase apanhada por Sara mas, como ela à noite tem um jantar, vai aproveitar para procurar mais pistas.
Nuno e Luísa estão sentados a rever os e-mails enviados e as mensagens na esperança de encontrar alguma prova que implique o envolvimento de Renata nos esquemas em que ele participou.
No bar, Alice conta a Bernardo que esteve em casa de Mia e que não encontrou nada suspeito. O marido de Constança sugere verem a planta da casa para perceberem como era há 40 anos. Noutra ponta, vemos Tó Calhau e Armanda a conversar. A manicure fica curiosa quando recebe uma notificação do novo episódio do podcast de Orlando.
No salão, Afonso conta à mãe e à avó como correu a consulta com Matias quando Helena se apressa a procurar informações sobre o Dr. Paiva. Amélia recebe a notificação do podcast de Orlando e Afonso liga o telemóvel à coluna para ouvirem.
Miguel e os filhos ouvem atentos o discurso de Orlando e ficam boquiabertos quando o ouvem dizer que vai deixar de ser padre. O diácono dá um pulo de alegria e Simão, sem paciência, sai, dizendo que vai ter com Rita.
Renata vai ao consultório de Dr. Paiva e entrega-lhe um envelope com dinheiro. O médico garante que se vai manter fiel ao combinado. A vilã sai do gabinete, vitoriosa.
Dulce aparece, em casa dos Guerreiro, com uma garrafa de vinho para brindar ao regresso de Rui à junta. O político já não contava que ela viesse e beija-a. A sargento não se retrai e deixa-se levar pelo beijo, apaixonada.
Constança entra em casa de Mia com sacos das compras e alguma roupa para Luísa. Quando fica a sós com Nuno, comenta a questão do teste de gravidez positivo, mas ele garante que, caso Luísa estivesse grávida, nunca lhe esconderia a verdade.
Na Suíça, Mónica chega a casa e queixa-se do trânsito a Sara. Nesse momento, a enteada de Renata confronta-a com o seu verdadeiro nome e exige saber porque lhe mentiu. Mónica tenta explicar-se, mas Sara não acredita nela e expulsa-a de casa, sob a ameaça de chamar a polícia.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela