Paulo fica preocupado quando deixa de ouvir barulho no quarto de Luísa. Constança vem buscar a chave mestra e avisa que a filha se trancou dentro do quarto. Bernardo quer arrombar a porta.
Lara e Dieter discutem pelo comportamento dele no curso para o casamento. Mary Louise intromete-se e diz a Lara para esquecer as regras porque ele a ama. A filha de Isabel fica ainda mais irritada.
Paulo e Mia entram no quarto e metem Luísa em posição de segurança. Com calma, ela desperta, mas ainda está confusa. Renata fica desagradada ao ver a preocupação de Nuno.
Nuno termina a chamada com o INEM perante o olhar atento de Renata, que já não se finge de preocupada. Nuno fica incrédulo ao perceber que foi ela que deu chá alucinogénio a Luísa. Ela diz-lhe que o avisou para se manter longe dela e manda-o concentrar-se no que o trouxe a Rio Meandro ou o passado dele vem a público.
Helena discute com a mãe por ter andado a fazer mezinhas. Depois, pede-lhe para ver esse tal caderno do pai. Afonso pede desculpa a avó, mas pensava que a mãe sabia. Amélia mostra-lhe e Helena fica impressionada com os desenhos de várias folhas e plantas, tudo escrito à mão.
Orlando volta a desculpar-se a Miguel por o ter esmurrado. O diácono diz que fez o que devia ser feito e até acha que devia levar uma sova.
Luísa está no hospital, foi submetida a uma lavagem ao estômago. Constança acha que estão a falhar como pais por Luísa ter feito uma coisa destas. A bióloga desperta e diz a Mia que só pode ter sido Renata a pôr algo no chá porque lembra-se que tinha um sabor diferente.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela