Na tasca, Helena e Afonso acabam de almoçar quando Mónica entra. A mãe de Mia não se controla e diz que Paulo já lhe contou sobre o caso deles na faculdade. Helena desvaloriza e diz que é passado. Mónica sai da tasca e Afonso olha para a mãe, incrédulo.
A meio das limpezas, Lara e Simão descobrem a caixa de Isabel. Ficam a ver as coisas relacionadas com o ator italiano. A princípio, Simão diz que é o padre, mas Lara acha que são coisas da mãe.
Xana quer saber como Dulce descobriu que Neca sabe coser. Ele confessa que lhe pregou um botão na camisa. Xana fica passada e avisa-o para a manter longe dos bordados. Neca diz que não tem interesse em que se saiba que é ele que faz os naperons que a mulher vende.
Renata quer saber se Mia já desistiu de lutar contra a construção da barragem. Gabriel acredita que falta pouco para a convencer a voltar para Lisboa. A empresária diz que vai tratar disso para ser mais rápido.
Lara confessa ao padre que está apaixonada por um homem mais velho. Orlando fica admirado, diz que o pai dela vai passar-se. Lara quer a ajuda dele para encobrir a relação até ela ter 30 anos.
Paulo tenta concentrar-se, enquanto termina de encher uma caixa com legumes. Quando pega nela, para a levar para a carrinha, vira-se e vê Rui com uma foice na mão. Rui diz que têm de conversar sobre Helena.
Afonso pede ajuda a Luísa para ver os mapas de Rio Meandro, uma vez que ela conhece bem os ecossistemas da região.
No Turismo Rural, Bernardo assusta-se ao ver o carrinho da roupa suja. Constança tranquiliza-o ao dizer que foi ela que o deixou no corredor. O pai de Luísa segue para o balcão, mas quando se vira, vê a agiota e fica em choque. A mulher diz que surgiu um contratempo e quer o dinheiro mais cedo. Ele diz que não pode pagar agora e a agiota tira da mala uma pistola e aponta-a a Bernardo, que, em pânico, começa a hiperventilar.
Renata diz a Gabriel que conseguiu uma proposta de trabalho para Mia num escritório de advogados que se dedica a causas como ela gosta.
Constança aparece no quarto da filha preocupada porque não sabe onde anda Bernardo. Rita fica apreensiva.
No cemitério, Bernardo pede tréguas à agiota, que lhe aponta a arma enquanto ele cava a sua própria cova. A agiota ameaça as filhas e Bernardo diz para matá-lo a ele, porque assim Constança terá dinheiro do seguro de vida.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela