Eugénio fica surpreso ao abrir a porta a Adelaide que, nervosa, mente ao dizer que veio trazer restos de comida da tasca para a Zuzu. Eugénio deixa-a entrar.
Renata vai ao quarto de Gabriel saber novidades sobre o processo de levar Mia de volta para Lisboa. Ele diz que está a fazer a sua parte e que está já está a trabalhar na Cooperativa.
Mia atende uma chamada do pai de Gabriel e mente-lhe. Diz que não sabe dele e já não falam há algum tempo.
Zé diz a Neca que quer chegar até às pratas primeiro que Dulce, para mostrar que ele é que devia ser o Sargento. Xana aparece e diz que vai para a feira de Vila Branca fazer dinheiro. Neca sugere que ela leve o jantar na mala, mas ela diz que não porque está cheia de tralha.
Simão está no meio dos arbustos à espera de Adelaide. Vai olhando na direção de casa de Eugénio, muito tenso. Apenas uma das luzes da casa está acesa. Aponta a sua lanterna para a casa e acende-a três vezes.
Matias está entusiasmado a falar de Gabriel com Rui. Afonso fica impaciente com os elogios que o avô faz, não acredita que ele tenha futuro na agricultura. Afonso diz que Nuno chamou-o para uma reunião, tem de ir ao turismo.
Mia vai ter com Gabriel à sala do Turismo e ele oferece-lhe um presente para agradecer a conversa e os conselhos que ela lhe deu. Mia fica incomodada, conta-lhe que o pai dele ligou e Gabriel finge-se preocupado. Mia abre o presente e é uma echarpe, que, sem grande entusiasmo, diz que gostou.
Simão caminha apressado à beira rio a pensar que tem de avisar alguém. Ouve um barulho de algo a bater na água e para de andar. Aproxima-se um pouco e vê, ao longe, o vulto de uma mulher, de costas, nua e com o cabelo solto. Associa ser a sereia.
Simão entra em casa, ofegante e assustado. Diz à irmã que precisa de ajuda, fala depressa e avisa-a que que Adelaide está em perigo.
Adelaide está animada a jogar damas com Eugénio, diz que as histórias que contam dele não correspondem à verdade. Conta-lhe algumas das histórias e Eugénio brinca com isso. Adelaide fica admirada como é que ele sabia que Simão ficou lá fora.
Simão mostra-se muito nervoso em frente a Tosso, vai para contar o que se passou com Adelaide quando ela chega. Já a sós, Simão mostra o vídeo da sereia, mas não se vê nada, está tudo desfocado.
Tó Calhau pede ajuda à mãe para conquistar Armanda e pergunta o que acha de lhe dar um presente. Xana mostra as seus crochets, Tó pede-lhe que lhe faça um biquíni, mas Xana despacha-o inventando que não tem tempo.
Bernardo entra na capela e pede ajuda do padre Orlando, para encontrar o ladrão que o roubou. O padre diz que ali não é o posto da Guarda, mas Bernardo alega que ele como padre tem de o ajudar. Nisto, Bernardo vê Amélia fazer uma oferta à igreja e desconfia dela.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela