Nuno encontra Renata muito tensa a andar de um lado para o outro. A empresária acaba por lhe contar sobre o encontro que teve com Eugénio.
Mónica não vai desistir de descobrir mais sobre Renata, diz que já pediu à sua amiga jornalista para saber qual é a ligação dela com o orfanato.
Mia abre a porta e fica surpreendida com a visita de Gabriel, diz aos pais que ele é um colega de profissão. Paulo e Mónica têm esperanças de que seja alguém que Mia esteja interessada.
Já a sós com Mia, Gabriel conta-lhe sobre Nuno ter estado no escritório, em Lisboa. Ele pergunta porque ela é contra a construção da barragem, mas Mia diz-lhe para não se meter no assunto.
No posto da Guarda, o ambiente é de festa, comemora-se a despedida do Sargento Silva. Zé mantém-se afastado, está amuado. Neca chama-o, mas ele não quer ir. Xana entra no posto e fica com ciúmes de Dulce, que se apresenta como nova sargento.
Mia fica com ciúmes quando Luísa elogia o filho de Helena. Mia conta-lhe sobre Gabriel, mas não tem coragem para falar de Afonso.
Mais tarde, Mia aparece em casa de Afonso para falar com ele. A advogada devolve-lhe a t-shirt e diz que foi a melhor desculpa que arranjou para voltar a vê-lo. Mia pede ao engenheiro para não se afastar, mas Afonso diz que ela vai ter de escolher entre ele e Gabriel.
Mónica está de volta do computador a tentar descobrir mais alguma coisa sobre Renata, mas não está a conseguir. Mia avisa que vai à loja ter com o pai.
Rui desconfia que a benfeitora da igreja possa ser Renata para ficar bem vista. Helena e Afonso não concordam porque ela não ia restaurar o património sem saber se vai ficar submerso porque não tem o resultado do estudo ambiental. Rui não fica convencido e diz que vai tirar essa história a limpo.
Nuno e Renata saem do turismo rural. Nuno pergunta se ela quer companhia para a caminhada, mas ela diz que não. Mónica observa-os e entra no turismo, sem que Bernardo a veja.
Mónica verifica a lista de hóspedes, pega na chave do quarto de Renata e avança para o corredor. Assim que entra no quarto, começa a mexer em alguns papéis que estão em cima da mesa. De repente, batem à porta. Mónica estaca e fica em pânico ao perceber que a porta não ficou fechada.
Rui vê a porta aberta e chama por Renata, mas ninguém responde. Ele percebe que Renata não está e avança para os papéis, tirando algumas fotografias com o telemóvel. Mónica tenta fazer pouco barulho, mas dá um espirro. Rui assusta-se e vê Mónica. Os dois perguntam um ao outro o que fazem ali, mas ficam sem saber o que fazer quando ouvem a voz de Renata a aproximar-se.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela