Mia bebe café e pergunta se está no caminho certo para Rio Meandro. O funcionário da bomba de combustível diz-lhe que sim e dá algumas indicações. Quando Mia sai, cruza-se com Afonso, que vem a entrar.
No largo, decorrem os preparativos para o concerto que vai realizar-se. Helena dirige-se a Matias e diz que vai ter o seu neto na plateia. Armanda chama-a do salão de beleza.
Amélia está a sentir-se mal com a tensão alta. Helena dá um raspanete à mãe por não tomar a medicação enquanto se prepara para lhe medir a tensão.
Afonso pedala na sua bicicleta por uma estrada de terra batida. Mais à frente, vê o carro de Mia. Afonso avança, até que um pneu do carro rebenta e ela perde o controlo do volante. Afonso sai da bicicleta a correr, em direção ao carro.
Afonso avalia o carro e tenta perceber porque ela foi por ali. Mia diz que foi o homem da bomba que lhe indicou aquele caminho. Afonso tenta ligar ao mecânico da aldeia, mas não tem rede no telemóvel. Acaba por dar boleia a Mia na sua bicicleta.
Paulo e Mónica aproximam-se de Rui e confrontam-o sobre o canal de rega servir apenas a Aldeia Velha. Rui justifica que não havia verba suficiente. Mónica chama-lhe sonso porque fez uma promessa que não cumpriu. Acabam por discutir até ouvirem o barulho de uma valente trovoada que se aproxima.
Tó Calhau entra no cabeleireiro e brinca com Armanda, sugere dar uma volta na moto dele mais tarde.
Matias tenta acabar com a discussão, para que o concerto comece, apesar do céu estar cada vez mais carregado. Adelaide avisa que vem aí Afonso e Matias, entusiasmado, dá ordens para a banda tocar.
Paulo está feliz por ter a filha em casa. Mónica tenta perceber o que a fez vir. Mia diz que estava cansada da exigência de tantas horas de trabalho e saiu do escritório de advocacia. Mónica fica desconfiada porque era a paixão dela.
Afonso explica aos pais que veio à aldeia em trabalho, mas assinou um termo de confidencialidade e não pode contar o que se trata.
Mais tarde, Helena conduz com muita dificuldade e sem qualquer visibilidade tal é a intensidade da chuva. Logo de seguida, fica com o carro atolado. Tenta arrancar, mas não consegue. Sai do carro e corre na direção da casa da mãe. Amélia continua de volta das galinhas. Helena manda-a ir para casa, mas ela diz que só falta encontrar duas.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela