Eusébio Damas

Gonçalo Cabral

O Clube/Personagens

De origem africana, nascido em França, mas de família cabo-verdiana e portuguesa, formou-se como jogador de futebol nas escolinhas do clube de uma cidade pequena.

Simpático, educado, atlético e disciplinado, o seu objetivo principal é ser jogador de futebol e não deixa que outro tipo de distrações se intrometam nesse projeto.

Começou a jogar na segunda divisão francesa. Ainda é jovem. A facilidade em falar português colocou-o na rota dos clubes da Primeira Liga. Conheceu Nandinho quando participou num torneio de Júniores no Estoril, há uns anos. Nandinho reconheceu nele algumas semelhanças com a maneira como costumava jogar futebol.

Eusébio quer ser um jogador internacional e por isso não hesitou em vir para Portugal com Nandinho. O primeiro clube é o Benfica, que pagou 5 milhões por ele. Em vez de ficar vaidoso e de perder a cabeça, Eusébio mantém-se disciplinado. Depressa percebeu que Nandinho dá muito valor à imagem e que é um pouco conservador na forma como olha para um jogador de futebol. Faz questão de o levar ao Clube e de lhe apresentar uma acompanhante. Como se se tratasse de um ritual de iniciação. Eusébio não está muito interessado nisso, embora se deixe enlevar pela maturidade de Teresa. Não fosse ter os testes médicos no dia seguinte e teria levado a jornalista para o hotel.