1º Episódio - 15 de setembro

Conheça todas as emoções do primeiro episódio de Mar Salgado!

Mar Salgado/Resumos

Christian Gnad

Leonor conta a Patrícia que está grávida e que quer contar a Gonçalo que espera um filho seu. A amiga acha que é melhor ela abortar, frisando que ele não vai querer saber de criança alguma, até porque há muito tempo que deixou de a ver, Leonor insiste em que tem de falar com ele e Patrícia afirma que para já não vai ter sorte porque Gonçalo está a disputar uma corrida de motos.

No autódromo, Amélia e André apoiam o irmão e Martim comenta com a mulher que, se Gonçalo não ganha a corrida, o pai sofrerá uma grande desilusão. Mais nervosa e discreta, Antónia assiste à prova do filho, enquanto Amélia aponta para a direção de uns homens e informa que são os patrões de uma equipa que está interessada em contratar o irmão. Gonçalo acaba por vencer a corrida e Frederico felicita o filho, dizendo que ele está oficialmente qualificado para disputar o campeonato do mundo. Frederico anuncia que preparou uma festa para comemorar a ocasião e André brinca com Gonçalo, saudando o facto de ele ter ganho, pois se isso não acontecesse, a festa seria um fiasco.

Já à porta de casa de Leonor, Patrícia sugere-lhe que vão à festa de Gonçalo, pois assim pode contar-lhe que está grávida. Ela não acredita que as deixem entrar mas a amiga conta-lhe que basta pedir a André para lhes facilitar a entrada, até porque ele lhe confessou estar apaixonado por ela. Leonor não acredita que o irmão de Gonçalo goste de si mas Patrícia garante que é verdade, dizendo ao mesmo tempo que ela fez bem em preferir Gonçalo, pois o irmão é um puto.

Frederico começa a ficar impaciente porque Gonçalo tarda em chegar ao local da festa mas o filho não desilude e faz uma aparição em grande estilo na sua moto pessoal, captando a atenção dos fotógrafos e restantes jornalistas. André é informado que tem duas amigas à porta e facilita a entrada de Patrícia e Leonor. Esta fica constrangida pela forma apaixonada como ele a olha, mas volta a concentrar-se no que a levou ali. Gonçalo desdobra-se em entrevistas mas a dado momento cola o olhar em Leonor e faz-lhe sinal para que o siga até um local mais reservado do restaurante, perguntando-lhe com desagrado o que faz ali. Leonor não perde tempo e diz-lhe que está grávida, assumindo que pretende ter o filho. Gonçalo deixa claro que nunca tencionou ter com ela mais do que um caso e defende que ela deve abortar, dispondo-se a tratar de tudo e arcar com todas as despesas. Leonor fica ferida e à beira das lágrimas e manda-o guardar o dinheiro, saindo a chorar do espaço em que a festa decorre. André procura ansioso por Leonor e Patrícia, ao ver André regressar à festa, decide ir ver onde está a amiga, acabando por encontrá-la já na rua. Leonor conta que Gonçalo quer que ela faça um aborto, mas reafirma que vai ter o bebé, apesar de temer que o pai descubra e a ponha fora de casa. Patrícia apoia-a naquela difícil decisão e sugere-lhe que comprima o corpo com uma cinta e que vá usando roupas mais largas para disfarçar.

Na festa, Gonçalo censura André por ter introduzido as amigas na festa e confidencia que Leonor lhe foi dizer que espera um filho seu. O irmão fica estarrecido com a notícia que Gonçalo acaba de lhe dar, indignando-se por ele não querer assumir a criança. Gonçalo é claro ao colocar a sua carreira acima de tudo.

       

Durante nove meses Leonor consegue ocultar que está grávida e Gonçalo fracassa como piloto no campeonato do mundo, acumulando derrotas e algumas quedas.

Leonor brinca com Diogo quando este lhe suja a roupa com um gelado, obrigando-a a despir-se para se limpar. Para sua desgraça, o pai regressa nesse momento a casa depois de ter estado meses fora de casa na pesca do bacalhau. Depressa Alberto se apercebe que a filha está grávida e fica de tal forma zangado que lhe dá uma chapada, obrigando-a a confessar que o pai do bebé é Gonçalo Queiroz, o filho mais velho do grande empresário conserveiro do Sado. Leonor suplica ao pai que não diga nada a ninguém, alegando que o rapaz não sabe de nada mas Alberto sai de casa em fúria para lhe pedir satisfações.

Alheio à tempestade que ali vem, Gonçalo protesta com a qualidade dos pneus da moto e Duarte, médico amigo, recomenda-lhe cautela a pilotar, pois ainda não está refeito da última queda que sofreu. Alberto interrompe a conversa gritando o nome do piloto. Gonçalo vai ao seu encontro para conversar e fica em choque quando ele lhe exige que assuma o filho que Leonor espera. Gonçalo, que pensava que ela tinha abortado, fica muito abalado, principalmente depois de o pai da rapariga o ameaçar com queixa à polícia se não casar com Leonor, pois quando a engravidou ela tinha apenas dezasseis anos. O pescador manda-o falar com os pais se não consegue tratar das coisas sozinho e vai embora. Gonçalo manda André cancelar o treino, escondendo do irmão o problema em que está metido.

Entretanto, Leonor tenta que Alberto aceite que ela tenha o filho sem comprometer Gonçalo mas o pai mantém que ele tem de assumir a criança e casar com ela. Gonçalo acaba por surpreender, quando aparece em casa do pescador, disposto a assumir a paternidade do bebé, embora não ache necessidade de casar. Alberto mantém-se irredutível e exige que ele case com a filha, dando-lhe uma semana para contar aos pais, de nada servindo que ele diga que tem uma prova importante para disputar. Gonçalo finge aceitar tudo o que o pai de Leonor exige, mas acaba por pedir a Patrícia que converse com a amiga e a convença a não casar. Percebendo que Patrícia gosta de si, Gonçalo convida-a para um passeio de mota, levando-a a fazer o que quer.

      

Alberto conta a Leonor que vai sair para pescar no rio, a pedido de uma amigo que está sem pessoal no barco. E é precisamente quando o pai está fora que Leonor, levada por Patrícia, dá à luz na clínica de Duarte. O médico amigo de Gonçalo, ajudado pela sua mulher, a enfermeira Alice, coloca Leonor a dormir, dizendo-lhe que precisa de fazer uma cesariana porque o filho não pode nascer de outra forma. No decurso do parto, Gonçalo fica em choque ao saber que afinal não se trata de um bebé mas de gémeos, pois não tinha previsto ter de se livrar de duas crianças. Como o médico diz que já está a arriscar demasiado e que isso é um problema seu, Gonçalo recorre a Patrícia que promete fazer desaparecer o rapaz, dizendo que, a troco desse favor, quer ter uma vida diferente. Gonçalo não percebe que vai pagar um alto preço por esta ajuda.

Entretanto, Patrícia leva o recém-nascido dentro de uma alcofa e deixa-o dentro de uma igreja.

Livre de um problema, Gonçalo entrega por sua vez a menina recém-nascida a Amélia que, não podendo ter filhos, agarra a oportunidade para ser mãe, fazendo o irmão prometer que jamais agirá como pai da rapariga.

Entretanto, Alberto é avisado pelo rádio do barco de que a filha está a ter o bebé, mas nem as felicitações do amigo Paulo o animam.

Martim é que não gosta de ter uma bebé em casa cuja adoção não foi legal e tenta que a mulher entregue a menina à polícia. No entanto, Amélia fala-lhe ao coração e acaba por convencê-lo a ficar com a criança.

Na clínica, Leonor chora nos braços de Patrícia ao saber que perdeu o filho e Gonçalo teatraliza o seu pesar para que ela se convença que o bebé nasceu morto. Alice pactua com a mentira mas fica muito incomodada e só o faz para proteger o marido.