Rúben Justo é um jovem pai de família que sempre foi saudável. Chegou a ser jogador de futebol no Barreirense, mas hoje, com apenas 26 anos é insuficiente renal e faz hemodiálise 3 vezes por semana. Rúben ficou nestas condições logo depois de lhe ser administrada a vacina contra a Covid-19 a 10 de agosto do ano passado e em janeiro ficou internado com problemas graves de saúde.
“Há neste momento reportados 1 caso de reação adversa em cada 1000 habitantes” – Dr. António Hipólito de Aguiar afirma que este número é muito pouco para um medicamento desta dimensão.
Depois de tomar a primeira e única dose da vacina Johnson, Rúben teve febre de 41 graus durante cerca de 4 dias, a urina estava escura e tinha dores de cabeça. Entretanto entrou em contacto com a Saúde24 e começou a procurar ajuda médica.
Os médicos disseram que estava desidratado devido à febre e receitaram-lhe beber um litro e meio de água por dia, a verdade é que não melhorou e em novembro teve o diagnóstico definitivo: insuficiência renal. Em janeiro começou a fazer hemodiálise e neste momento faz três vezes por semana.