No passado dia 1 de Dezembro deflagrou um incêndio no rés-do-chão de um prédio, onde funcionava uma loja de produtos chineses, em Alfeizerão, no concelho de Alcobaça. Na altura, várias famílias, de 12 apartamentos ficaram desalojadas, nomeadamente, Clara Bastos que vivia no segundo andar e estava na sala quando tudo aconteceu: “Começa a haver um cheiro estranho, ouve-se movimentação na rua e desci. Nunca pensando que era um incêndio”.
Os Bombeiros evacuaram o prédio e o incêndio destruiu os primeiros andares, que ficaram inabitáveis. No apartamento de Clara, ficaram desfeitos alguns pertences que estavam na varanda: “Isto atingiu temperaturas medonhas!”, explica a entrevistada, adiantando que os moradores não têm conhecimento da origem do incêndio passado estes 9 meses.
Os habitantes do prédio ainda não vivem em paz, temem pela estrutura do edifício que, caso não seja reparada, pode colapsar: “Este rés-do-chão é a sustentabilidade do prédio, enquanto não for arranjado, nós não temos a certeza de estamos em segurança ou não”. Clara esclarece que existem vários problemas nos esgotos: “Há dejetos dos moradores que vêm parar aqui” e o inverno é uma preocupação.