Santiago, de 4 meses, está internado desde o início de agosto no Hospital de São João, no Porto, com um quadro grave de saúde, alegadamente por ter sido vítima de maus-tratos. Ainda não é conhecida a origem das lesões de Santiago, mas desde o início do caso que Beatriz, de 19 anos e a mãe do bebé, está no centro da polémica por causa do próprio passado.
Quando tinha 12 anos de idade, Beatriz Mendes participou num crime de sangue. A mãe da jovem cumpre 25 anos de prisão por ter orquestrado o homicídio do namorado da filha e esta participou na profanação do cadáver. A vítima foi morta à pancada e por asfixia, depois foi queimada e enterrada no jardim de uma vivenda devoluta em Chaves. O corpo de Tiago Conchada, de apenas 14 anos, foi encontrado um mês depois do crime, em Novembro de 2015.
A mãe, Beatriz Mendes, já reagiu às notícias e foi dizer publicamente que o filho está a recuperar e que ninguém lhe fez mal. Revelou, na parte da manhã na Casa Feliz, que o menino parou de respirar e que o namorado é que o conseguiu reanimar: “O meu filho nunca foi abanado”. A mãe de Santiago acredita que algumas das causas para que isto tenha acontecido possa ter sido o parto ou então o facto de o menino ter tido covid-19.