Uma família monoparental, uma mãe e três filhos, têm um passado marcado pelos maus-tratos, violência, tentativa de abuso sexual e medo. Hoje em dia, acarretam grandes consequências ao nível da saúde.
Helena teve três relações de onde resultaram os seus três filhos. Viveu um relacionamento de 15 anos com o pai da Karina e do Miguel marcada pela violência, ameaças e traição: “Queria-me a mim e a ela ao mesmo tempo”. Para além disso, consumia álcool e tratava mal a filha Karina.
“A Karina quando tem os surtos psicológicos, a primeira pessoa que ela chama é o pai” – revela Helena, afirmando que no primeiro surto a filha quis matá-la devido ao abandono do pai.
Esta relação termina e Helena conhece um homem através da internet que parecia uma “pessoa super calma, estável” e gostar de crianças. No entanto, passado cerca de 3 meses começou a ser agressivo para o filho de Helena: “Se o Miguel não fizesse o que ele dizia, ele batia-lhe”.
Karina foi vítima de tentativa de abuso sexual por parte deste homem e revela que só conseguiu namorar com raparigas por ter medo de homens: “Começou a pôr a mão na minha perna e desabotoou-me o botão”.
“Já foi depois do fim da relação que descobri que a minha filha fora vítima de tentativa de abuso sexual”