Daniel Saraiva não tem notícias dos filhos, gémeos de 3 anos, há vários meses. Após uma primeira entrevista, onde expôs o caso, acusando a ex-companheira de ter fugido para a Ucrânia com os filhos, regressa uma vez mais para apelar por ajuda. “Infelizmente, durante esta semana não houve qualquer novidade. Saber se eles estão bem, é só isso que eu quero”.
Após a emissão da última semana, Irina escreveu ao ‘Linha Aberta’ garantindo que as crianças ‘estão bem e saudáveis’, acrescentando: “Como vítima de maus tratos e de ameaças, vou contar-vos como era a nossa vida quando eu e as crianças vivíamos com o Daniel Saraiva.
Por duas vezes forma instauradas processos criminais contra o Daniel (…) Estive numa casa de abrigo por duas vezes, em 2019 e em 2020. Estive na polícia muitas vezes por causa dos abusos por parte do Daniel, infligidos tanto a mim como aos meninos. Chegou a bater-me quando segurava o meu filho nos braços. Nessa altura, também me ameaçou de morte. Disse-me que, caso viesse a ter problemas com a polícia por minha causa ou por causa dos meninos, me mataria (…)
Abandonou-me. Vivi um ano em Portugal sozinha com os meus filhos. Ele evitava os encontros e usava o dinheiro dos abonos dos meninos para as suas próprias necessidades”
Daniel, por sua vez, admite ter havido um processo de violência doméstica após separação, mas garante: “aquilo que ela pretende é destabilizar o principal foco do propósito de eu ter vindo ao vosso programa. Já no tribunal foi apanhada com a mentira”