No ‘Linha Aberta’ de hoje analisámos a situação e partilhámos todas as informações, até ao momento, conhecidas sobre esta doença e sobre os sinais a que deve estar atento, em relação aos seus filhos e netos.
É certo que os primeiros casos surgiram nos Estados Unidos, em Outubro passado e depressa esta Hepatite foi diagnosticada também na Europa. Ninguém sabe a origem mas há quem a associe, de alguma forma, à Covid-19. O que se sabe é que esta inflamação causa a destruição do fígado de forma muito rápida.
“É uma hepatite que ainda não se sabe muito bem a etiologia” – Dr. António Aguiar afirma que as crianças que desenvolveram esta doença ainda não estavam vacinadas. A origem desta hepatite poderá vir de um vírus que habitualmente causa infeções respiratórias e gastrointestinal.
Dr. Gustavo Borges, Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, alerta para os cuidados a ter: hábitos de vida saudável, desinfeção das mãos e superfícies e manter uma vigilância apertada com as crianças.