Amianto, um material de construção proibido em Portugal desde 2005 devido aos elevados riscos que constitui para a saúde. Apesar da proibição, não faltam construções que ainda mantêm o amianto, sobretudo, nas coberturas. Nas imagens mostradas no ‘Linha Aberta’ pode-se ver que são 20 casas para 20 famílias e todos os telhados, sem exceção, são de amianto. A questão é que o bairro Vila Verde é propriedade da Câmara Municipal de Aveiro que, apesar da notória falta de condições de habitabilidade e dos protestos dos moradores, nada tem resolvido.
Fernanda Barbosa foi viver para o bairro há cerca de 3 anos, mas não lhe foi explicado as condições de habitabilidade: “As telhas estão podres”. A humidade é uma das preocupações destas pessoas, chove dentro de casa e existem fugas de gás em algumas tubagens.
“Estou a pôr em risco a minha vida e a vida dos vizinhos”
“O amianto é perigoso” – afirma o Dr. António Aguiar, dizendo que este material é tóxico e quando inalado fica instalado nos pulmões, o que faz com que exista dificuldade em respirar. O impacto do cancro por via do amianto é “perfeitamente conhecido”, acrescenta. Ainda refere que neste momento pode-se poupar nas novas construções, mas daqui a uns anos vai-se gastar muito mais: “E gasta-se mais no sofrimento das pessoas, que isso não tem preço”.
“É para o bem de todos. Agradecia que a Câmara nos ajudasse” – É o apelo de Fernanda, que já se manifestou junto da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.