Laços de Sangue - Semana de 11 a 17 de setembro

Inês apanha Paulo em flagrante a tentar incendiar o restaurante!

Laços de Sangue - Semana de 11 a 17 de setembro

Laços de Sangue/Resumos

Perante as ameaças de morte que Diana faz a Filipa, César e Marisa concordam que têm de se ver livres da vilã.

Isabel está estupefacta com a fuga de gás que ocorreu no restaurante, estranhando que tudo tenha acontecido na ausência de Jaime. Apesar de não ter provas que não se tratou de um acidente, João aponta o dedo a Diana e pensa que ela pode ter um cúmplice lá dentro.

Adelaide insiste com Francisca para que não se martirize por estar apaixonada pelo padre Freitas e, com as suas piadas, acaba por aliviar a tensão de irmã.

Rita observa embevecida o bebe de Gabriela e Lourenço, que finalmente adormeceu. Não deixa de notar que o casal não fez grandes alterações na casa que pertenceu a Daniel, recordando-o por momentos com grande nostalgia. Gabriela e Loureço despedem-se de Rita e vão passear com o bebé em clima de grande cumplicidade.

Manel elogia o trabalho que Sofia está a desenvolver com um colaborador e troca com ele um olhar simpático. Sofia fica agradada e ao mesmo tempo pensativa.

Isabel confidencia a Inês que está a viver com Jaime uma relação cada vez mais apaixonada, depois de terem assistido juntos ao concerto de rock. Inês aproveita para contar à amiga que Graciete está com regresso marcado, para recuperar da operação ao tumor que foi forçada a fazer em Itália. Por esta altura, Graciete repousa no hospital em Lisboa, sempre acompanhada por António que não se cansa de mimar a mulher.

Marisa decide levar Filipa a jantar no café, para afastar a filha de Diana, que não perde a oportunidade para a provocar. Marisa controla-se para não responder, trocando com a vilã um olhar agressivo.

Diana finge-se amiga de Catarina, culpando Manel por tê-la abandonado, depois dela perder o filho. Depois, insiste na mentira e diz que Marisa está a acusá-la injustamente de ter abandonado Filipa no parque infantil. Catarina, ingénua, continua a acreditar nela.

No café, Álvaro aconselha César a não reagir contra Diana, que já demonstrou ser muito perigosa.

Fátima liga a Catarina oferecendo o seu apoio, Marco ouve a conversa e espanta a mãe, ao dizer que Manel é quem fica a perder por deixar uma miúda gira. Fátima diverte-se com o filho.

Eunice fica apreensiva ao saber que Inês foi parar ao hospital por causa da fuga de gás no restaurante. A filha diz estar convencida que Diana está envolvida no incidente.

Gastão prefere não beber à frente de Adelaide, embora esta insista que não será por isso que terá uma recaída.

João tranquiliza Francisca dizendo que estará sempre ao seu lado, seja qual for a escolha que a mãe fizer, sobre o relacionamento com o padre Matias.

Domingos fica radiante com os elogios que Rita faz por ter reencontrado a herdade muito bem tratada por ele também por Alzira. Orlando, por seu lado, não gosta que Liliana se mostre enfadada por viver no Alentejo.

Amaral conversa com Ernesto e finge acreditar na vitória nas eleições para o Ribeirense, apesar de recear a derrota. Já Armando, escolhe o fato que vai usar no dia decisivo e nem aceita as sugestões de Gi para melhorar a imagem, convencido de que vai ganhar folgadamente.

Jaime conta a Isabel que já entregou a sua proposta de programa para a televisão e acrescenta que o sucesso que tem na cozinha se deve ao amor que vive com ela.

Freitas e Francisca beijam-se novamente, reafirmando os seus sentimentos.

Graciete tem alta do hospital e regressa radiante a casa com António.

Enquanto no M, Jaime certa com Inês a nova ementa, Diana encontra-se às escondidas com o empregado que subornou, recomendando que lhe conte tudo o que se passar no restaurante da irmã.

Noémia assedia César, divertindo Amaral. Quem não gosta da brincadeira é Álvaro, pois César trabalha pouco no café, mais preocupado com o negócio da venda de ouro.

Sheila faz um ultimato a Amaral deixando claro que fica sem ela se não deixar a mulher.

Gastão, desalentado com a sua vida, desabafa com armando que o incentiva a reatar com Adelaide.

Graciete entra em casa quando Diana está a exigir a Marisa que convença a florista a deixá-la ficar em casa. Graciete não vai no teatro que a vilã faz e, para além de lhe exigir que não lhe chame mãe, expulsa-a mais uma vez, deixando Diana sem fala, perante o ataque de fúria que tem.

Diana volta a ser expulsa de casa por Graciete, que afirma que nunca mais a quer ver. A vilã deixa no ar a ameaça de que não vai deixar as coisas assim. Quanto a Graciete, fica muito perturbada pelo reencontro com Diana, mas é apoiada por António e Marisa.

Sem casa para morar, Diana consegue que Catarina a acolha, fingindo-se muito fragilizada e triste por estar a ser escorraçada pela mulher que a criou. Por seu lado, Catarina também não vive o seu melhor momento e chora o fim da relação com Manel. Na fábrica recebe o apoio de Fátima.

Na Ioiô, Manel perde o coordenador de um projecto importante e entrega a tarefa a Sofia, que promete não o desiludir.

Noémia continua a seduzir César, deixando-o muito atrapalhado. Marisa entra no café e nem repara na atrapalhação do marido, pois está mais concentrada em agradecer a Noémia por estar a ajudar a tomar conta de Filipa. Armando provoca Amaral ao fazer campanha eleitoral para as eleições do Ribeirense. Amaral também está preocupado com César, que se prepara para fechar um importante negócio de compra de ouro.

Marisa e César ficam espantados, pois as análises à fruta que foi adulterada, revelaram vestígios de lixívia. O encarregado do mercado deixa bem claro a Marisa que não vai tolerar mais incidentes do género. A vendedeira comenta que não sabe o que se passou.

Amaral continua a enganar Sheila, envolvendo-se com ela sem se separar da mulher.

Graciete e Filipa têm um reencontro emocionante.

Álvaro permite que César saia durante algum tempo para negociar o ouro, mas diz que o seu empregado está a trabalhar para um agiota.

Inês leva Eunice ao psicólogo e certifica-se de que a mãe está a seguir a medicação à risca.

David escolhe o bolo que Jaime vai fazer para o seu aniversário e ouve o chefe contar a Isabel que vai reunir com o canal de televisão onde vai fazer o programa de culinária. David deixa-os embevecidos quando diz que Jaime vai ficar famoso porque ele vai contar a novidade aos amigos da escola.

Orlando desabafa com Rita que está farto das infantilidades de Liliana.

Jaime convida Eunice para degustar o novo menu do restaurante, atitude que muito sensibiliza a dona do M, pois significa o seu regresso ao espaço.

Lourenço comenta com Liliana que está preocupado com a crise imobiliária, que não permite vender as casas que tem em carteira. A rapariga mostra-se despreocupada, provocando estranheza ao patrão, pois sem vender, não cobra comissões. O que ele não sabe é que Liliana anda a alugar casas a turistas, às escondidas. Mais tarde, Lourenço conta a Orlando a conversa que teve com Liliana e o namorado também fica perplexo com a sua descontracção.

António conta a Filipa a viagem que fez pela Europa com Graciete e mostra-se aliviado por ela ter sido operada com sucesso.

Adelaide, sempre bem-disposta e provocadora, diz a Francisca para levar o padre Freitas para o Alentejo, passando com ele alguns dias na herdade. Francisca fica constrangida.

Paulo cruza-se com Francisca e Freitas, que encontra aos beijos no jardim. O empregado do M tira-lhes uma fotografia com o telemóvel e entrega-a a Diana. Esta fica toda contente por ter mais uma arma contra os Caldas Ribeiro. A sua maldade não tem fim e ordena a Paulo que pegue fogo ao restaurante, de preferência com Inês lá dentro. O empregado engole em seco, mas cumpre a ordem. No entanto, é surpreendido por Inês a regar o M com gasolina, quando a patroa regressa ao restaurante para ir buscar uns comprimidos de que Eunice se esqueceu. Inês pergunta a Paulo o que está a fazer, deixando o empregado sem fala.

Apanhado em flagrante a tentar incendiar o restaurante, Paulo foge empurrando Inês, que liga à polícia denunciando o empregado que está a soldo de Diana. João nem quer acreditar no que Inês lhe conta, enquanto as autoridades recolhem as provas do crime no M. A monte e assustado, Paulo liga a Diana que o aconselha a entregar-se, ao mesmo tempo que promete libertá-lo, desde que ele não fale nela. O empregado cumpre o plano da vilã à risca e não a denuncia. Inês fica desiludida ao saber disso quando vai à polícia, na esperança de que Diana tivesse sido acusada de mandar incendiar o restaurante.

Marisa irrita-se com César, pois o marido não arranjou tempo para estar um pouco com António e Graciete, regressados de uma viagem atribulada. César farta-se de tanta critica e acusa a mulher de não lhe dar valor. Acaba por lhe confessar que fez novamente exame para treinador, sem dizer a ninguém. Marisa reconhece que não tratou bem o marido e pede-lhe desculpa, já entusiasmada para saber o resultado da prova.

Fátima e Álvaro comentam a crise concordando que ela só afecta os pobres. César é visto como um exemplo de sobrevivência, pois para além de trabalhar no café, ainda se meteu no negócio de ouro que Amaral tem.

António mostra-se esperançado na recuperação de Graciete, apesar de dormir mal, cheia de dores de cabeça.

Gi chama ordinário a Armando, quando ele tenta ser romântico com ela. O empresário depressa esquece a reprimenda, pois só pensa ser eleito presidente do Ribeirense. Amaral, o seu concorrente e actual líder do clube, obtém uma vitória junto de Sheila, convencendo-a a esperar mais um pouco que ele se separe da mulher. Enquanto isso não acontece, lá vai conseguindo manter o relacionamento com a vendedeira do mercado.

Manel confessa a João estar arrependido de ter deixado Catarina, mas diz que vai ficar mais algum tempo sozinho para pensar bem se vale a pena tentar a reconciliação. O novo patrão da Ioiô não sabe que Diana envenena Catarina contra si, dizendo que ele não a merece.

Noémia enerva César dizendo que lhe lança um feitiço se ele não a deixar provar o seu dom. Álvaro não se apercebe que o empregado está a ser assediado pela florista.

Gabriela responde mal a Sandra, porque a empregada consegue que Vasco deixe de chorar e ela não. Mais tarde, Gabriel reconhece o seu erro e pede desculpa à empregada. Sandra aceita mas nem por isso fica com boa cara.

Rita descai-se e mostra que tem saudades de Daniel. Quando se arrepende já é tarde, pois Domingos e Alzira percebem perfeitamente os seus sentimentos.

Jaime vai mesmo fazer um programa de televisão sobre culinária.

César, impaciente para saber se ficou aprovado no exame para treinador, deixa Álvaro outra vez a trabalhar sozinho no café.

António abraça Graciete, enquanto ela, apesar de debilitada, garante que ainda vão repetir a viagem que tanta alegria lhes deu.

Isabel põe o seu lugar à disposição no restaurante, culpando-se por ter dado a Paulo a possibilidade de incendiar o M, com a sua mudança de horário. Inês recusa aceitar a demissão da amiga.

Orlando confronta Liliana, estranhando que ela não se preocupe por não conseguir vender casas, ao mesmo tempo que continua a ter dinheiro no bolso. A namorada discute com ele e volta a mentir, lembrando que a mãe lhe tem posto dinheiro na conta.

Lourenço, por seu lado, deixa-os a conversar para ir a casa dar apoio a Gabriela, que está cada vez mais nervosa a cuidar do filho.

Álvaro e Ernesto já não suportam a bazófia de Armando que já fala como presidente do clube da Ribeira.

Gastão fica satisfeito ao saber que Adelaide vai voltar a trabalhar na composição das montras nas lojas.

Freitas encontra-se com Francisca e diz que decidiu deixar de ser padre para ficar com ela, vivendo o seu amor.

Diana entende que está na hora de jogar mais um trunfo e faz chantagem com Gastão, obrigando o advogado a convencer João e Inês a retirarem a queixa contra Paulo. Se o não fizer, ameaça divulgar a fotografia em que Francisca e o padre Freitas se beijam. Gastão fica perplexo com a ameaça.

Francisca decide contar a Freitas que João não é filho de Henrique, mas sim de Gastão, pretendendo não ter segredos para ele sobre o passado. No entanto, Freitas reage incomodado e termina a conversa abruptamente. Francisca fica em lágrimas e é consolada por Adelaide que entretanto chegou. A irmã afiança que se o padre gosta mesmo dela, saberá compreender as suas razões.

Sofia é apanhada de surpresa quando Manel conta que se separou de Catarina e por isso tem dormido mal. Sofia fica pensativa, enquanto Manel sofre a sua mágoa fechado no gabinete.

Catarina, por sua vez, tenta afastar a tristeza e aceita jantar em casa de Fátima.

Graciete, emocionada, recebe a visita de Inês e oferece os presentes que comprou durante a viagem pela Europa. Aproveita a conversa para contar à amiga que decidiu voltar a fazer os tratamentos para combater o cancro, uma vez que foi outra vez operada. A parte menos agradável da conversa acontece quando fazem o balanço das últimas maldades que Diana lhes fez.

César deixa Marisa louca de alegria quando anuncia que passou no exame e já é treinador diplomado. Levado pela imaginação regressa aos seus habituais delírios de grandeza, pensando que Armando o vai contratar para treinador do Ribeirense quando ganhar as eleições. Álvaro e Ernesto não resistem a troçar dele.

Adelaide quer levar Francisca consigo para o Alentejo mas a irmã recusa ficar longe de Jerónimo, primeiro nome do padre Freitas.

Rita elogia o trabalho de Orlando durante o tempo em que esteve ausente. O engenheiro mostra-se humilde e divide o êxito com os restantes empregados.

César reencontra-se com Graciete que abraça cheio de entusiasmo. A florista começa a acusar cansaço e tem de se recolher para descansar.

David, entusiasmado por ver que Jaime se vai transformar numa vedeta televisiva, pede-lhe para o ajudar a fazer o programa. O padrasto admite essa possibilidade, para alegria da criança. Isabel reconhece que eles formam uma grande dupla.

João e Inês ouvem Gastão, chocados com a chantagem de Diana. No entanto, acabam por ceder e retiram a queixa contra Paulo, permitindo que seja libertado, sem pagar por ter tentado incendiar o restaurante. Assim, acreditam que a imagem de Francisca a trocar um beijo como padre da paróquia, não será manchada.

Gi fala com Bernardo ao telefone e diz ao filho que preferia que ele lhe contasse pormenores da sua vida com a namorada, em vez de falar da avó dela. Já Armando insiste com o filho para lhe dar um neto. A conversa com o filho provoca discussão entre o casal. Armando diz que está mais gordo porque desde que Gi entrou na menopausa, reduziram a actividade sexual. Gi fica irritada com o marido.

Noémia apanha Sheila e Amaral aos beijos e interrompe o momento romântico. Sheila corre com o amante e comenta com a colega que ele vai perder as eleições para o Coutinho.

Catarina confessa a Fátima que tem vontade de pedir por tudo a Manel que volte para ela. Durante o jantar, Marco mostra-se muito solícito e diz que Manel não a merece, começando a interessar-se por ela.

Gastão está em casa de Armando e Gi quando recebe uma chamada de Diana. É forçado a disfarçar por que eles ficam atentos à conversa, mas consegue dizer por meias palavras à vilã que já tratou da libertação de Paulo.

Adelaide despede-se de Francisca e recusa pedir boleia a Gastão para regressar a casa.

Jaime e Inês interrogam-se como foi possível Diana saber da relação entre Francisca e o padre Freitas.

Manel vai a casa de Catarina para fazer as pazes com ela, mas para sua surpresa encontra é Diana. Esta deixa cair a máscara de vez e ameaça matar Catarina se ele voltar a procurá-la.

Diana, completamente transfigurada pelo ódio, garante que mata Catarina se Manel a procurar. Ele vai-se embora mas garante à vilã que não vai deixar as coisas como estão. Quando Catarina regressa a casa, Diana esconde-lhe que Manel a procurou e ainda acrescenta que, a esta hora, ele já se enrolou com outra.

Gastão está cada vez mais apaixonado por Adelaide e enche a ex-mulher de carinhos. Ela trava-lhe o entusiasmo e apenas diz que seria bom para ele passar uns dias no Alentejo, tal como ela.

João mostra-se incrédulo e revoltado por ter sido obrigado a ceder às chantagens de Diana para proteger a mãe. Inês tenta acalmá-lo.

César tem esperança que Futre o contrate para treinador do Ribeirense mas Marisa não resiste a fazer chacota. Até Filipa o desmoraliza, dizendo que o padrasto é mandrião.

Amaral confessa que está com medo de perder as eleições porque não está habituado a ter concorrência. Sheila conforta-o com beijos, mas ficam embaraçados quando Noémia e as filhas aparecem sem serem esperadas.

Armando, ao contrário, já vibra com o perfume da vitória e pega em Gi com todo o vigor. Ela, que acabou de tomar o comprimido para a menopausa, fica agoniada e quase lhe vomita para cima.

David fica entusiasmado por poder ajudar Jaime no programa de televisão que vai fazer com as suas novas receitas culinárias. Isabel fica orgulhosa por Jaime considerar David como seu filho.

Alzira repara na tristeza de Orlando por causa de Liliana e aconselha-o a esclarecer as coisas com a namorada. O conselho chega tarde demais, pois Lourenço descobre que a rapariga o andou a enganar, alugando casas a turistas à sua revelia. Liliana é despedida e Orlando termina o namoro com ela, envergonhado pela vigarice que ela fez. Gabriela não poupa criticas ao marido e diz na cara de Lourenço que se Liliana fez o que fez, a culpa é dele.

Sandra começa a ficar cheia das implicâncias de Gabriela e começa a pensar deixar de trabalhar em casa dela.

Marisa irrita Sheila dizendo que ela está com medo que Amaral perca as eleições para presidente do Ribeirense. Certo da vitória, Armando dá cabo da paciência ao rival.

Graciete conta com o apoio de António para retomar os tratamentos contra o cancro.

Freitas deixa Francisca radiante e garante que vai deixar a igreja para ficar com ela. Para tal até já marcou encontro com o bispo para renunciar ao sacerdócio.

Diana mostra-se contente com a libertação de Paulo e oferece-lhe um bónus pelos serviços prestados.

Catarina telefona a Manel mas ele fica irritado e rejeita a chamada.

Armando tem uma vitória esmagadora e torna-se presidente do Ribeirense. Amaral sofre a maior humilhação da sua vida, acompanhado pela mulher, que Sheila desdenha. Os sócios do clube aclamam o vencedor, mas deliram ainda mais com o discurso de Futre, o novo director desportivo.

Marco começa a interessar-se pela beleza de Catarina, mas nem Fátima nem Álvaro reparam no comportamento do filho. Este acaba por ter uma ideia, criando um site da fábrica de enchidos na internet, para divulgar os produtos.

Francisca agradece a João e Inês terem desistido da queixa contra Paulo, preservando assim a sua intimidade. No entanto, o pesadelo ainda mal começou. Quando Freitas se prepara na igreja para ajudar quem precisa, repara que toda a gente o observa de forma estranha. O padre fica em choque ao ver uma grande quantidade de fotografias em que aparece a beijar Francisca. Escondida, Diana testemunha, maquiavélica, a angustia que Freitas está a viver.

Freitas sente na pele a censura dos paroquianos, enquanto vai recolhendo as fotografias que Diana espalhou, mostrando-o aos beijos com Francisca. A vilã retira-se satisfeita por ter conseguido o seu objectivo. Alheia ao drama que Jerónimo está a viver, Francisca conversa com João e Inês, sonhando com a vida futura ao lado do homem que ama.

Adelaide chega à herdade da família no Alentejo e surpreende Rita com a determinação que exibe por voltar a trabalhar.

Feliz pelo mal que causou a Francisca e Jerónimo, Diana liga a Paulo e manda-o afastar-se por uns tempos, prometendo requisitar os seus serviços logo que precise deles.

Graciete acusa o desgaste dos tratamentos que retomou, mas mostra-se agora mais determinada em vencer a doença. Até consegue arranjar ânimo para brincar com António que lhe quer fazer o jantar.

César apanha um balde de água fria quando Futre anuncia que o treinador das camadas jovens do Ribeirense vai ser Ernesto e não ele. Armando não perde a oportunidade de dizer que, apesar de Ernesto ser apoiante de Amaral, não guarda rancores e por isso o contratou.

Marisa aproveita a onda para atormentar Sheila, dizendo que Amaral foi acompanhado pela mulher e não por ela. Sheila ameaça bater-lhe mas ambas se calam quando Futre se despede delas. César fica preocupado ao ver Marisa derretida pelo director desportivo.

Fátima e Catarina começam a pensar em retirar o patrocínio da fábrica à equipa de futebol, agora que Armando Coutinho se tornou presidente do Ribeirense.

Para além de conseguir chatear Sheila em parceria com Marisa, César ainda tem tempo para negociar em ouro, levando Álvaro a dizer-lhe que o café não é uma casa de penhores.

César adoça a boca de Armando oferecendo uma salada de orelha e convence-se que ainda vai ser treinador do clube. Gi não acha graça à gula do marida e fica enfadada com ele.

Sheila farta-se dos jogos de Amaral e corre com ele dizendo que nunca mais lhe toca se não deixar a mulher de uma vez.

Gastão procura conforto em Francisca pois soube que vai ficar sem exercer advocacia durante dois anos por ter batido em Diana.

Eunice diz estar farta de estar em casa e desejosa de voltar a trabalhar. Inês compreende a angústia da mãe e permite que ela a acompanhe ao restaurante.

Luís liga a Isabel e deixa-a desesperada, ao informar que pediu na cadeia uma precária, para passar os anos do filho com ele. David também fica preocupado.

Manel diz a João que Diana está a isolar Catarina do resto das pessoas e que, perante a ameaça de morte que fez, decidiu desistir de Catarina. Sofia troca um olhar com Manel e João repara. No entanto, o amigo deixa claro que não está para amar.

Eunice não aprecia que Inês se dê tanto com Graciete, mas acaba por aceitar, uma vez que todas sofrem às mãos de Diana.

Marisa gaba os dotes de Futre. António avisa para os ciúmes de César ao que ela responde que não pensa trair o marido, mas não é cega.

Sandra conforta Orlando depois dele ter terminado com Liliana.

Rita fica curiosa depois da tia Adelaide dizer que Francisca há-de contar-lhe os motivos por andar estranha nos últimos tempos.

Freitas conta a Francisca que a sua relação foi tornada publica e não tem dúvidas de que vai ser expulso da igreja. Ficam ambos atordoados por mais uma patifaria de Diana. A vilã decide então prosseguir com o seu plano aniquilador, pensando já em matar a mãe, Eunice.

João fica em fúria quando percebe que Diana quebrou o acordo que tinham e expos Francisca. Desorientado, sai para ajustar contas, perante a aflição da mãe.

Eunice oferece uma medalha a Inês para a proteger de Diana e diz que só vão ter sossego quando ela morrer.

Liliana despede-se do Alentejo ainda com tempo para arranjar polémica com Sandra e Orlando.

Álvaro e Ernesto troçam de César que acredita que Armando o vai empregar no Ribeirense.

Marco começa a apaixonar-se por Catarina e espreita a oportunidade para ficar a sós com ela, a pretexto de fazer o site da fábrica. Fica desiludido com a recusa.

Armando atira-se a Gi, levado pelo entusiasmo da vitória nas eleições.

João, fora de si, arromba a porta da casa de Catarina e de pistola em riste e diz a Diana que está ali para a matar. Diana gela de medo.