Esta é uma história de sobrevivência e de muito amor. Silvana Marques e Luís André Marques já eram pais de Beatriz, então com 2 anos, quando decidiram aumentar a famíia. Afonso veio dar novamente a alegria de serem pais pela segunda vez, mas quando Silvana viu o seu filho, o seu coração de mãe e a sua experiência de enfermeira, disseram-lhe que algo não estava bem.
Alterações a nível ocular, nomeadamente olhos muito grandes, indicavam o inesperado. Aos 3 meses de idade, Afonso foi diagnosticado com Síndrome de Pfeiffer. Esta doença genética rara, está relacionada com o encerramento precoce das suturas cranianas. Devido a essa situação, o cérebro não consegue crescer, o que se traduz também em deformidades no rosto.
Foram inúmeras as cirurgias para que pudesse melhorar o mais possível a sua condição, e em Paris, esta família viu o seu filho renascer. Uma operação ao crâneo em 2021 permitiu alterações bastante visíveis no rosto e no desenvolvimento do Afonso. Cirurgias e terapia continuam a fazer parte da vida de Afonso e da família que continua a lutar pela maior qualidade de vida possível do filho.
Uma história impressionante, para ver aqui