Daniel Sampaio é um dos psiquiatras mais conceituados do país. Com uma vasta obra publicada e uma longa carreira dedicada à saúde mental, sempre mostrou um ar sereno e um olhar crítico sobre a vida pública.
No entanto, o ano passado foi tudo menos sereno… Daniel Sampaio esteve entre a vida e a morte, infetado com covid-19. Ficou internado 50 dias e chegou a antecipar o fim. Mas sobreviveu. Meses depois de ter alta, viria a enfrentar uma dor maior: a perda do irmão Jorge Sampaio, antigo Presidente da República.
Numa conversa muito franca, o Professor Daniel – como lhe chamam os alunos – deixa os títulos de lado para falar sobre afetos, família e as causas que defende.
Daniel Sampaio integra a Comissão para o estudo de abusos de menores na igreja e refere “É fundamental que as pessoas possam testemunhar. Essas pessoas que foram abusadas na infância ou na sua adolescência, viveram – às vezes- 50 anos com esta situação. É um episódio que nunca se esquece, profundamente traumático que tem uma enorme repercussão na vida psíquica e social da pessoa. O abuso nunca se esquece”.
As denúncias devem ser enviadas para [email protected] ou podem ser feitas através da Linha Aberta para Denúncias (+351) 917 110 000.