Há mais de 30 anos que Helena Palma é mãe. O filho mais velho celebra este ano 40 anos e a mais nova, a Sara, completa em 2023, 35. É sobre a história desta última, sobretudo, que Helena esteve à conversa com Júlia Pinheiro nesta tarde de segunda-feira, 6 de fevereiro.
Sara Palma foi diagnosticada muito cedo com uma mutação genética, isto é, uma alteração num cromossoma, que, ainda hoje, não tem um nome nome atribuído. Além disso, aos quatro anos de idade, foi descoberto que Sara não via. Um exame confirmou 8 e 11 dioptrias nos seus olhos.
Mais tarde, já na adolescência, aos 16 anos sofre um descolamento da retina, tendo sido obrigada a avançar para o bloco operatório… na Inglaterra. Este quadro desenvolveu outras complicações, nomeadamente depressão e Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC).
“A minha filha é uma guerreira!“, afirmou Helena Palma. “Todos os dias é um desafio… mas estamos cá.“
Durante todo este período, Helena acumulou trabalhos e desdobrou-se em várias frentes. Fruto disto, aos 43 anos foi internada com burnout e sofre de uma depressão há mais de 30 anos. Pelo meio, Helena Paula foi diagnosticada com uma doença oncológica. Porém, em momento algum desistiu…
Veja aqui a entrevista completa: