Lídia Anjos foi diagnosticada com cancro nos ovários e no útero há 8 anos, tinha 47 anos. Depois de uma histerectomia e de um tratamento eficaz, que a deixou aliviada durante algum tempo, veio a perceber que tinha metástases numa zona inoperável.
No meio desta luta contra a evolução do cancro, Lídia foi uma das convidadas do programa ‘Tabu’ de Bruno Nogueira e deixou que Portugal conhece-se a sua história.
O Natal é sinónimo de família e, por isso a altura do ano onde as ausências físicas mais se fazem notar. O primeiro Natal passado sem alguém que nos era querido e próximo é, sem dúvida, uma etapa muito difícil de ultrapassar.
Os testemunhos de Fátima e Guilherme, irmã e filho de Lídia, e de Iuri, que perdeu a mãe em Julho, espelham a dificuldade que é lidar com a perda e como o luto é vivido de forma muito diferente por cada um, principalmente numa altura como o Natal.
Segundo o psicólogo Carlos Céu e Silva, as saudades se acentuam nestas quadras festivas. No entanto o Natal é um dia, a saudade permanecerá. Porém, “com o tempo torna-se uma melodia e deixa de ser uma tortura”.