Até ao mês de março de 2014 nada poderia prever os atribulados anos que estariam pela frente na casa de Sofia Calado. O marido, Fernando, começou por ter uma dor na perna que, embora pensasse que nada de preocupante teria, escondia um cancro agressivo.
Dois dias depois do diagnóstico, Fernando foi submetido à primeira cirurgia, que durou cerca de 16 horas. O tumor encontrava-se instalado no sistema nervoso central, da medula até ao meio da coluna. O médico que acompanhou o marido de Sofia apontava apenas para uma estimativa de vida de dois anos.
Fernando mostrou-se um homem forte que resistiu seis anos depois de ter sido diagnosticado com o cancro. Nos últimos dois anos de vida, encontrou-se a definhar e a esposa, Sofia, viu tudo muito de perto. Inclusive transformou a sua sala de estar num mini hospital para que nada faltasse ao amor da sua vida.
O filho, Afonso, também viveu toda a decadência e sofrimento do pai bem de perto. Porém, uma viagem em família em 2019 viria a desencadear vários momentos que ficarão, com toda a certeza, imortalizados na memória de Afonso e da mãe, Sofia Calado.
Conheça toda a sofrida história desta família: