Foi dependente de drogas durante muitos anos, destruiu o seu casamento, perdeu os primeiros anos e parte do crescimento da sua filha, esteve à beira da morte devido a um acidente causado pelos excessos, já pesou 100 KG devido a tratamentos, mas hoje em dia, é um homem novo e corre ultra-maratonas. Como é que se chega ao ponto de quase perder a vida devido às más escolhas.
Deixou para trás anos de adição e é no ponto de partida, ou seja, no desporto, que encontra o alento e a coragem para levar uma vida plena e feliz. Oiça a história inspiradora de Augusto Pinto Oliveira:
Na juventude, Augusto sempre dedicou grande parte do seu tempo ao desporto. Praticou futebol, atletismo, mas foi na canoagem que encontrou a sua grande paixão. Competiu internacionalmente, foi campeão, mas, aos 18 anos, em busca de uma maior estabilidade financeira, teve de abandonar a competição.
A vida profissional não dava para conjugar com a canoagem, e Augusto viu-se sem rumo. A insatisfação que sentia, fez com que procurasse alento nos sítios errados, nas drogas e no álcool, que quase lhe destruíram a vida.