A Catarina Balça tinha apenas 13 anos quando a anorexia se instalou na sua vida. Ao longo do tempo, conseguiu projetar uma imagem de normalidade, formou-se, casou, teve 2 filhos e é uma enfermeira respeitada. Mas, em silêncio, carregou sempre o peso da doença. Catarina, chegou a passar um dia inteiro com apenas 2 bolachas.
No início da adolescência, Catarina tinha peso a mais e quando mudou de escola, no verão chegou a perder cerca de 30 quilos apenas com a restrição alimentar. Revela que nunca vomitou nem fez exercício em excesso: “Não queria ser vista despida e escondia, às vezes, a balança”.
Após a mãe a ter obrigado a ir ao médico após perda de peso, foi encaminhada para um psiquiatra onde foi imediatamente diagnosticada com anorexia nervosa com 13 anos. Foi internada em psiquiatria de adultos e recorda: “Sofri muito ali”. Foi neste momento que Catarina soube que tinha de aumentar de peso.
“É uma maneira das pessoas verem a doença com outros olhos” – explica Catarina, que veio dar o seu testemunho ao programa de como é viver com anorexia nervosa.