Io Appolloni marcou a estreia de HELL’S KITCHEN com a sua receita do prato italiano de massa ‘à Carbonara’.
Apesar de algumas questões relacionada com o tempo da prova e a entrega do prato, o Cheg Ljubomir deu os parabéns à atriz pelo prato e elogiou a sua mestria.
Io Appolloni explicou a origem desta receita que faz as delicias pelo mundo inteiro. A grande diva do Teatro de revista explicou que a origem na atividade mineira, em Itália centrada nos Apeninos, uma cordilheira que se estende por 1000 km ao longo da Itália central e costa leste, daí o nome do prato estar relacionado com o carvão.
“É um prato do princípio do século XX, dos homens que trabalhavam o carvão e que levavam a comida de casa. Por isso começara a chamar-lhe “La carbonara””, explicou Io ao Chef Ljubomir.
Mas esta não é a única explicação para a criação do prato. Há quem afirme que a primeira vez que este molho foi usado num prato de massa foi em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
Este molho carbonara serviria para alimentar os soldados britânicos e americanos aliados, que estavam fartos de comer bacon e ovos fritos, e pediram um novo prato, ainda que feito com os mesmos ingredientes. Teria sido assim criado o molho cujo o único propósito é acompanhar um prato de massa, algo que nunca faltou em nenhuma casa italiana, para satisfazer o desejo destes soldados e dar-lhes uma dose extra de energia para continuarem a combater as tropas inimigas.
Qual a verdadeira história? Ninguém sabe. Nós preferimos a versão de Io Appolloni e seguimos à risca a sua receita deste prato. Um prato que já preparou, em direto, no programa Boa Tarde em fevereiro de 2014:
“Lá Carbonara” à moda de Io Appolloni
Ingredientes:
· Azeite q.b.
· Sal q.b.
· Pimenta para moer (moinho)
· 1 pacote de esparguete GARFALLO (a atriz pediu uma massa italiana, não pode ser esparguete normal)
· 200 gr de bacon aos cubos ( se bem que a receita é original é feita com guanciale, uma parte do pescoço do porço mais gorda que o bacon)
· 4 ovos
· 150 gr. de queijo parmigiano ralado
Preparação:
Bater bem os ovos com sal, pimenta e o queijo para fazer um creme.
Saltear o bacon num fio de azeite.
Cozer o esparguete e escorrer.
Misturar bem o esparguete com o creme para os ovos não granularem. Esta é a parte mais complicada!
Colocar o bacon por cima.
Servir e bom apetite!