É o terceiro Globo de Ouro na sua carreira, depois de vencer em 2022 e em 2023 na mesma categoria, Joana regressa agora ao palco do Coliseu dos Recreios, pelo seu trabalho em que se destaca a rubrica Extremamente Desagradável que apresenta no programa das manhãs da Rádio Renascença “Três da Manhã” juntamente com Ana Galvão e Inês Lopes Gonçalves.
O prémio deste ano vem também com um forte simbolismo. Em 2024, Ricardo Araújo Pereira, ao vencer o Globo de Ouro de Personalidade do Ano – Humor, dedicou o prémio a Joana Marques, referindo “quem o merecia era ela, mas como não podemos dar-lhe todos os anos, hoje foi a minha vez”. A dedicatória foi recebida com gargalhadas, mas também como um justo tributo num ano em que se tornou público o processo movido pelos 2Anjos” contra a humorista.
A entrega do prémio ocorre num ano em que o seu nome esteve na ordem do dia, com o polémico processo com os Anjos. A ação legal gerou aceso debate nas redes sociais e nos meios de comunicação, com opiniões divididas sobre os limites do humor e da crítica.

Sobre a Gala dos Globos de Ouro
A Gala dos Globos de Ouro é sempre repleta de surpresa, sorrisos e lágrimas. Clara de Sousa é anfitriã da XXIX e dição onde se volta a celebrar o que de melhor se faz em Portugal em diversas categorias.