“Banzo”, de Margarida Cardoso, vence Globo de Ouro para Melhor Filme

A obra de Margarida Cardoso, marcada por uma abordagem histórica e profundamente sensorial sobre o passado colonial e as suas reverberações no presente, conquistou o galardão.

“Banzo”, de Margarida Cardoso, vence Globo de Ouro para Melhor Filme

Gala XXIX/Cinema

“Banzo” Inspirando-se em episódios reais e ficcionais do período colonial. Margarida Cardoso constrói um retrato delicado, mas contundente, da relação entre Portugal e as suas ex-colónias, com especial foco nas marcas invisíveis do trauma e da resistência.

A história centra-se em 1907, numa plantação numa ilha tropical africana, e está focada na tarefa atribuída a um jovem médico: curar o Banzo, que é a nostalgia dos escravos.

O elenco conta com Carloto Cotta, Hoji Fortuna, João Pedro Bénard, Gonçalo Waddington, Sara Carinhas, Ruben Simões, Maria Do Céu Ribeiro, Matamba Joaquim, Romeu Runa e Cirila Bossuet.

Em representação da realizadora Maragrida Cardoso subiram ao palco as atrizes Cirila Bossuet e Sara Carinhas para receber o galardão.

Sobre a Gala dos Globos de Ouro

A Gala dos Globos de Ouro é sempre repleta de surpresa, sorrisos e lágrimas. Clara de Sousa é anfitriã da XXIX e dição onde se volta a celebrar o que de melhor se faz em Portugal em diversas categorias.