Manuel Alves e José Manuel Gonçalves fizeram parte do leque de homenageados da XXVIII Gala dos Globos de Ouro. A dupla de estilistas foi distinguida com o galardão Personalidade do Ano na categoria de Moda, quatro meses depois da morte de Manuel Alves.
A dupla surgiu em 1984, quando decidiu inaugurar duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para comercializar as suas coleções masculina e feminina. Em 1985, apresentaram-se no Palácio do Correio Velho e, desde então, tornaram-se nuns dos nomes mais sonantes da moda portuguesa.
A 14 de maio deste ano, Manuel Alves morreu na sequência de um cancro, deixando um legado único, que continuará a ser lembrado por muitos. “No coração dos seus familiares, amigos, alunos e clientes fica a memória do seu espírito livre e da estética irrepreensível que o transformaram numa referência incontornável da Moda em Portugal”, destacou a marca Alves/Gonçalves em comunicado.