Depois do sucesso internacional, "Mal Viver/Viver Mal" de João Canijo vencem o Globo de Ouro de Melhor Filme

Realizados em paralelo pelo autor, "Mal Viver" e "Viver Mal" são longas-metragens que se ligam e que têm como ponto central um hotel gerido por uma família.

Loading...

Globos de Ouro/Cinema

Os filmes estrearam-se no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro: "Mal Viver" entrou na competição oficial, acabando por vencer o Urso de Prata do Prémio do Júri, e "Viver Mal" foi exibido na secção "Encounters". Nas salas portugueses, os filmes estrearam-se a 11 de maio e foram vistos por 17 mil espectadores.

Na reta final do ano passado, "Mal Viver" foi o candidato de Portugal a uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional da 96.ª edição dos prémios norte-americanos de cinema, que aconteceram em março deste ano, não conseguindo, no entanto, colher a aprovação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

"Mal Viver" "é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, que a chegada inesperada de uma neta vem abalar, no tempo de um fim de semana", lê-se na sinopse. "Viver Mal" segue em paralelo àquela história, focando-se nos hóspedes que passam pelo hotel.