Mimi e Filipa equipam-se, nos balneários, enquanto falam sobre as suas desilusões amorosas. Filipa sente-se burra por ter acreditado que Ricardo se queria tratar. A irmã de Gabriel quer animá-la e desafia-a a fazerem uma dança para gozar com a da Cremilde e Julieta. Mónica, que entra nesse momento, incentiva-as e começa a filmá-las.
Na sala de provas, António tenta animar Rosa, que está em baixo por causa das discussões recorrentes com Cláudia. A enóloga estranha que a filha queira saber quem é o pai, quando isso foi algo que nunca a preocupou. António acha que os filhos só querem destabilizá-los. Rosa não sabe como vai lidar com este problema e António sugere que vão passar um fim de semana só os dois, para porem as ideias no sítio.
Na casa das tortas, Elisa está a contar a Catarina a cena triste que Vitória fez a Eduardo e diz-lhe que só pode ter sido pelo regresso de Leonor. Vera comenta com a irmã que não encontrou nenhuma informação sobre a agência de publicidade e que o número da mulher que a abordou já não está atribuído. Catarina pede à irmã que tenha cuidado e, quando está para sair para ir levar as tortas a Belmiro, cruza-se com Diana e ofende-a, dizendo que devia colocar o lugar à disposição, pois aceita subornos e não tem caráter para ser polícia.
Em casa dos Valente, Jorge está sentado no sofá e vai ensaiando aquilo que pretende dizer a Leonor. Esta aparece, apenas com uma toalha enrolada no corpo e ainda molhada, e pergunta-lhe o que está ali a fazer. O homem fica meio perturbado por vê-la assim, mas diz que lhe comprou um telemóvel, pois achou que podia precisar caso estivesse em perigo e fosse necessário pedir ajuda. A cozinheira agradece-lhe.
Catarina está a deixar a caixa das tortas no balcão do bar do clube, pois percebe que Belmiro não está. Quando vai para sair, esbarra em Luís Maria, mas este tenta ignorá-la e seguir caminho. A jovem confronta-o, dizendo-lhe que já sabe de tudo o que fizeram à mãe e que não se vai calar nem vai descansar enquanto ele e Eduardo não forem para a cadeia. Luís Maria pede-lhe que fale baixo e diz-lhe que ela é louca, tal como Leonor.
Vasco está na lavandaria a tentar convencer Jaime a ajudá-lo a marcar um encontro com Catarina. O rapaz não concorda com a decisão da amiga, mas diz a Vasco que se Catarina acha que estão melhor separados, ele devia aceitar. O neto de Fernando recusa-se a abdicar do amor da sua vida e insiste com Jaime para ele levar Catarina até um local específico. O irmão de Filipa está reticente, pois não quer meter-se e tem medo que a amiga se zangue com ele, mas Vasco é bastante persuasivo.
Catarina continua a discutir com Luís Maria, que está muito nervoso e com medo que alguém oiça a conversa. A rapariga diz-lhe que vai conseguir arranjar provas e vai tramá-lo, a ele e a Eduardo, e metê-los na cadeia por tudo o que fizeram. Belmiro chega e Catarina diz-lhe que veio deixar as tortas, pois ele esqueceu-se delas no café.
Na farmácia, Cremilde pede desculpa à amiga e diz que esteve a pensar melhor e que não vai deixar que nenhum homem interfira com a amizade que têm. Julieta responde-lhe que devia ter pensado nisso antes de a apunhalar pelas costas. Cremilde, muito desanimada, diz-lhe que espera até que a amiga reconsidere e queira recuperar a amizade que têm, mas a tia de António não está para aí virada.
Em casa dos Valente, Marta apresenta uma lista à mãe com os prós e os contras de aceitar Jorge de volta. Leonor ri-se com o que a filha escreveu, mas diz-lhe que as coisas não são assim tão simples. A menina acha que devia reconsiderar e pensar no assunto com carinho e Leonor promete que vai pensar nas palavras da filha.
Jaime está com Catarina, na casa das tortas, a convencê-la que vá com ele ao local onde vai ter um encontro, com aquele que acha que será o homem da sua vida. A rapariga diz-lhe que não pode abandonar o seu posto de trabalho, mas Jaime afirma que é mesmo importante. Catarina lá cede e Jaime apressa-a.
No escritório, Luís Maria discute com Eduardo enquanto lhe conta que Catarina o confrontou no bar do clube. O cunhado está confiante que Leonor não vai abrir a boca, mas em relação a Catarina já não tem tantas certezas.
Na receção do clube, Graça está a passar alguns papéis a Madalena quando lhe pergunta o que pretende fazer com Mimi, dada a vergonha que fez Sebastião passar. A patroa, muito cordial, diz que esse assunto é entre os dois e que não vai prejudicar a rapariga no trabalho. Diana chega e Madalena dirige-se a ela, dizendo que era desnecessário ter prendido Ricardo e tê-lo feito passar a noite na esquadra. A inspetora explica que ligou a Luís Maria e que ele lhe disse que tratasse o filho como trataria qualquer outro cidadão. Madalena fica em choque.
Teodoro conta a Sebastião que Mimi não faz outra coisa se não chorar e que se arrepende, todos os dias, do que lhe fez. O rapaz diz-lhe que tem respeito por ele e pela sua família, mas que de Mimi quer é distância. Teodoro acaba por sair e Ricardo entra para pedir ao irmão que interceda, junto dos pais, para ele não ter de fazer trabalho comunitário. Sebastião é duro com o irmão e deixa bem claro que não vai interceder mais por ele.
Caetana está na farmácia, a falar com Filipa sobre a reclamação de Natália, enquanto Julieta e Cremilde estão à escuta. A rapariga tenta explicar que a madrasta fez de propósito para a desacreditar e que não é verdade aquilo que escreveu no livro, mas a patroa não está muito convencida e diz à funcionária que pensava que ela era diferente das suas colegas mas, se calhar, enganou-se. Julieta e Cremilde discutem sobre qual das duas devia ficar com o cargo de supervisora quando Caetana lhes diz que agora não vai ter tempo para vigiar o trabalho na farmácia, visto ser a CEO da Chão da Serra.
Jaime e Catarina aproximam-se da falésia e o rapaz finge estar a consultar o telemóvel enquanto dá instruções à amiga sobre o que deverá fazer a seguir. Ela não acredita que ele a está a obrigar a ir conhecer o seu date primeiro. Jaime pede-lhe que vá até à beira da falésia e olhe lá para baixo. Quando Catarina olha, vê Vasco, a segurar um enorme ramo de rosas, uma mesa montada para dois e escrito na areia “Amo-te Catarina”.
No centro de mergulho, Tozé e David trabalham enquanto este último vai falando sobre o fim da relação de Catarina e Vasco. O rapaz tenta escapar à conversa, mas o mergulhador acaba por lhe perguntar se teve a ver com o regresso de Leonor. Tozé diz-lhe que não sabe e que vai apenas respeitar a decisão da irmã.
Catarina não consegue evitar sorrir ao ver a surpresa que Vasco lhe preparou, mas percebe que tem de mudar de postura e ser dura, pois não pode continuar a dar-lhe esperanças. Ele não acredita que ela não o ame, mas Catarina diz-lhe que ele foi apenas um meio para atingir um fim e que agora que encontrou a mãe, não consegue estar com o filho do monstro que tanto mal lhe fez. Vasco percebe que ela fala de Eduardo e quer saber mais, mas ela afasta-se e diz-lhe que acabou, de lágrimas nos olhos. Vasco deixa-se cair na areia, completamente derrotado.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela