Catarina está no hospital com Vera a aguardar que chamem a irmã para uma ecografia. A rapariga contorce-se com dores e diz que deve estar com uma apendicite. Vera é finalmente chamada para ir fazer o exame e Catarina diz-lhe que fica a aguardar ali.
No barco, Vasco estende um prato de massa com pesto a Mariana e pede-lhe desculpa por ter falado mal com ela, a verdade é que está com a cabeça a mil com tudo o que se passou na sua vida, nos últimos tempos. Ela compreende e diz-lhe que, por vezes, devia pensar em si em primeiro lugar.
Na lavandaria, Filipa conta das investidas de Sebastião ao irmão. Jaime comenta que ele está a tentar organizar a vingança perfeita, mas Mimi está insegura, pois tem medo que o ex-namorado esteja verdadeiramente interessado em Filipa.
Na cozinha da casa das tortas, Elisa vai conversando, mas Leonor está ausente. A mulher de Teodoro pergunta à amiga o que se passa e esta acaba por lhe contar que se envolveu com Jorge e que não sabe processar o que está a sentir. Elisa diz-lhe que se quer recuperar a sua família, ninguém tem nada a ver com isso, mas a cozinheira não tem a certeza de ter feito a coisa certa.
Elisa atende Rosa, que lhe pede duas tortas e dois copos de moscatel e aproveita para lhe perguntar se conhece a família de Vera. Ela chama Leonor e apresenta-as. A cozinheira explica à enóloga que cometeu alguns erros e que a filha a está a fazer pagar por isso e agradece-lhe todo o apoio que tem dado.
Já no quarto, Vera está deitada e continua cheia de dores. Catarina tenta acalmar a irmã quando o Dr. Henrique chega e diz que já tem o resultado dos exames e das análises. A jovem acha que está com uma apendicite, mas o médico diz-lhe que está grávida de cinco meses. As filhas de Leonor ficam em choque.
Em casa dos Valente, Jorge está muito animado e vai fazer sumo de laranja para Leonor enquanto Marta lhe diz que tirou as últimas laranjas que havia na árvore da vizinha. Tozé repreende o pai por incitar a irmã a roubar, mas Jorge conta-lhes que é por uma boa causa, pois ele e Leonor fizeram as pazes. A menina fica animada, mas Tozé está preocupado com Vera e Catarina, que nunca mais dizem nada.
Catarina e Vera nem sabem como reagir. Henrique diz-lhes que, em certas situações, há mulheres que só se apercebem que estão grávidas, já no final da gravidez. A jovem entra em negação, pois não quer ter aquele bebé. O médico diz que já não é possível fazer a interrupção e Vera diz que vai a Espanha, se for preciso. Catarina pede-lhe calma e diz que falam em casa.
Em casa dos Formiga, António e Rosa preparam-se para irem buscar Gonçalo e Cláudia. O sobrinho de Julieta confessa que gostou muito destes dias só com ela e não sabe como vai aguentar separar-se dela novamente.
Na esplanada da casa das tortas, Mimi, Filipa e Jaime bebem umas imperiais enquanto comentam o facto de Vasco se ter ido embora com Mariana. Jaime e Mimi vão buscar uma nova rodada e Sebastião aproxima-se de Filipa. O rapaz aproveita para se justificar, dizendo que entende que não queira jantar com ele, mas acredita que os dois têm tudo para dar certo. Filipa não está nem aí para a conversa dele, mas o filho de Madalena, num ímpeto, beija-a mesmo quando Jaime e Mimi estão a sair com as imperiais.
Em casa dos Valente, Leonor acaba de chegar e Jorge está contente e orgulhoso perante o que lhe preparou: um jarro de sumo de laranja e uma sandes de ovo mexido. A cozinheira fica constrangida e o marido acaba por confessar que contou aos filhos que eles fizeram as pazes. O momento é interrompido por Catarina e Vera, que acabam de chegar do hospital. Tozé vem de dentro para saber qual foi o diagnóstico. Vera sai para o quarto, em lágrimas, e a irmã conta à família que a irmã está grávida de cinco meses. O choque é geral.
Eduardo vem ter com Vitória, à sala de estar, e esta diz-lhe que quer o divórcio e que já pediu aos advogados para tratarem dos papéis. O marido fica em choque e pede-lhe uma segunda oportunidade, mas Vitória diz-lhe que enquanto Leonor existir, ela não é capaz de confiar nele, por isso, mais vale cortar o mal pela raiz. Eduardo insiste e diz para irem a uma sessão de terapia, no dia seguinte. Vitória promete que vai pensar no assunto e fica de lhe dizer alguma coisa.
Em casa dos Mosquito, todos tomam o pequeno-almoço, mas Teodoro está sobressaltado e vai vigiando os movimentos da família para garantir que não se aproximam do vaso onde escondeu a droga. Diana toca à campainha e o homem fica cheio de medo. A inspetora vem dizer a Elisa que a contabilista está a tentar atenuar a pena e quer fazer um acordo para devolver o dinheiro às pessoas que enganou. Elisa fica toda contente.
Natália vai ao clube deixar o almoço para David e cruza-se com Graça, que faz questão de lhe mostrar que comprou o anel que o marido lhe ia oferecer. Belmiro aparece e justifica que vendeu o anel. Natália, já de cabeça perdida, acusa Graça de ter comprado o anel apenas para a afrontar e vai-se embora. Belmiro tenta ir atrás dela, mas a amiga trava-o e diz-lhe que chega de humilhações.
Vasco prepara-se para trocar de turno com Mariana. Esta não cabe em si de contente, pois está livre da acusação porque a peritagem provou que o barco tinha uma falha. O neto de Fernando fica contente e ela agradece por lhe ter pago o advogado.
Em casa dos Valente a discussão está instalada e todos falam ao mesmo tempo. Catarina pede a Vera que diga quem é o pai do bebé, mas a jovem recusa-se, pois não vai ter a criança. Leonor avisa a filha que já passou o tempo legal para abortar, mas o que importa é que não está sozinha. Jorge espera que a filha tenha sido esperta e se tenha envolvido com um gajo rico. Vera acaba por dizer que o nome dele é Moisés, mas reforça que ninguém a vai obrigar a contar-lhe seja o que for.
No escritório, Luís Maria passa o portátil a Caetana e diz-lhe para fazer a transferência do dinheiro que roubou. A sobrinha diz que não roubou dinheiro nenhum nem tem os códigos para entrar numa conta que não é sua. O tio pede-lhe que coloque o seu nome e a conta do banco abre. Fernando, ao ver isto, perde a cabeça e ordena à neta que faça a transferência imediatamente. Caetana recebe uma SMS com o código para confirmar a operação e olha espantada para Luís Maria enquanto lhe diz que fez tudo em condições.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela