No bar do clube, Jorge e Cremilde estão sentados numa mesa quando Julieta entra e os confronta. Belmiro já sabia que ia dar asneira, mas Jorge pede-lhe que se cale. Julieta não quer conversas com nenhum dos dois e diz a Jorge que vai tirar as coisas de sua casa. Cremilde, quando a amiga sai, diz ao pai de Catarina para não se preocupar, pois pode ir viver para casa dela.
Na sala de jantar, Madalena e Luís Maria confrontam o filho pelo facto de não ter entrado com Ricardo na clínica, para fazer a admissão. Sebastião diz que o deixou à porta, pois foi o que o irmão lhe pediu e ele, burro, acreditou nele. Madalena e Luís Maria percebem que não há nada a fazer e o rapaz chora, muito nervoso, por ter falhado com os pais.
Vitória entra na sala de provas, com um copo de vinho na mão e sob o efeito de calmantes, e confronta o marido, quer saber se ele olhou para Leonor e se pretende voltar a envolver-se com ela. Eduardo diz à mulher que devia ir deitar-se e que só a quer a ela. Vitória fica embevecida com a declaração de amor do marido e agarra-se a ele quando Caetana, António e Teodoro entram.
Vasco vai ter com Catarina à lavandaria e parece que percebe, apenas pela sua expressão, que algo de grave se está a passar. A rapariga diz-lhe que tem muita coisa para gerir, ainda para mais com o regresso de Leonor, e que a relação deles não tem futuro. Vasco, a tentar gerir a surpresa, pergunta-lhe se deixou de gostar dele, pois não está a entender de onde vem aquela conversa. A filha de Jorge diz-lhe apenas que tem de se concentrar na família e que o melhor é cada um seguir a sua vida.
Em casa dos Valente, Leonor assusta-se com a chegada de Tozé. O rapaz diz à mãe que vão protegê-la e que não tem de ter medo daqueles homens, pois nunca mais lhe vão fazer mal. A cozinheira pede desculpa ao filho por todo o sofrimento que lhes causou, mas Tozé diz-lhe que não há nada para perdoar, que o que interessa é que ela está ali.
Vasco tenta obter justificações de Catarina, pois não quer acreditar que está a terminar tudo com ele por causa de outras pessoas. Ela diz que o namoro deles causa sofrimento às suas famílias e que assim não consegue ser feliz. Vasco não aceita, não percebe como é que é possível estarem a abdicar do amor que sentem por causa de terceiros. A jovem, ainda que muito magoada, não cede e diz a Vasco que a sua decisão está tomada. O neto de Fernando sai da lavandaria, extremamente triste e desiludido.
Na sala de estar, Madalena fala ao telemóvel, desesperada, pois não sabe de Ricardo, enquanto Caetana revira os olhos, farta de ouvir a tia. Eduardo aparece e diz que já deitou Vitória. A filha comenta que a mãe não está a reagir nada bem ao regresso de Leonor e o pai confessa que já não sabe o que pode fazer mais.
Em casa dos Formiga, Julieta junta as coisas de Jorge, com a ajuda de António e Gonçalo, que comentam que a tia é demasiado boa pessoa e que é por isso que todos abusam dela. Julieta diz que o que mais a magoa é a atitude de Cremilde, pois ela sim espetou-lhe uma faca nas costas. António diz que vai jantar e dormir a casa de Rosa e Gonçalo diz ao pai que só ele é que não pode lá dormir.
Em casa da família Santos, Rosa diz que convidou António para jantar e Cláudia, só para irritar a mãe, diz que ela e Vera também jantam. A irmã de Catarina recusa e diz que vai para casa, mas a amiga não a deixa e diz que, se for preciso, podem encomendar uma pizza e comer no quarto, para não arruinarem o jantar romântico.
Na casa das tortas, Vasco conta a David a conversa que teve com Catarina e confessa que acha que ela não está a ser verdadeira com ele. Mariana chega e interrompe a conversa. Vasco aproveita para ir embora. Quando ele sai, David conta a Mariana que Catarina terminou tudo com Vasco e que, ao que parece, estava bastante decidida. Mariana não podia ficar mais contente com o que acaba de ouvir.
Catarina está sentada na sua cama e hesita em enviar uma mensagem para Vasco. Leonor entra e esta avisa a mãe que Vera vai ficar a dormir em casa de uma amiga. Leonor não gosta que Vera durma fora, pois tem medo que lhe possam fazer mal, mas a filha descansa-a e diz-lhe que terminou tudo com Vasco. A cozinheira sente-se mal e lamenta, mas Catarina tenta fazer-se de forte e sai para tomar banho.
Gabriel e Filipa jantam no clube, mas ele nem é capaz de comer porque está demasiado encantado. O irmão de Mimi pede para lhe mexer no cabelo e, quando dá por si, está a fazer-lhe massagens. Filipa desfruta, mas o momento é interrompido por uma chamada de Madalena. Filipa fica a saber que Ricardo nem chegou a dar entrada na clínica de reabilitação. Gabriel comenta que não seria assim tão mau se ele desaparecesse porque só soube magoá-la e a rapariga agradece-lhe por ser tão seu amigo.
Em casa dos Mosquito, Elisa comenta com o marido que Cremilde anda muito bem-disposta. Teodoro acha que isso é bom, mas Elisa diz-lhe que, se calhar, a irmã se anda a meter é na pinga, por isso, é que anda tão alegre. Mimi chega à sala e pergunta ao pai se tem dito bem dela a Sebastião. Teodoro recusa-se a entrar nesse assunto e a filha pede-lhe que seja apenas os seus olhos e que lhe conte caso veja o ex-namorado metido com alguma galdéria na quinta.
Ricardo, sob o efeito de drogas, chama por Jaime à porta da lavandaria. António, que vai em direção a casa de Rosa, avista-o e afasta-se, mas ele aborda-o e pede-lhe para comprar a garrafa de vinho que este leva na mão. António diz-lhe que devia deixar as pessoas em paz e ir curar-se. O rapaz começa a ficar agressivo, pois não sabe lidar com a rejeição, e ameaça-o com uma cadeira. Diana, que já estava a assistir à discussão, intervém, detém Ricardo e ainda lhe encontra um saco de cocaína no bolso.
Diana afasta-se um pouco e liga a Luís Maria para o pôr a par da situação e dizer que Ricardo vai ficar detido e, posteriormente, será presente ao juiz. O rapaz grita e diz-lhe que devia ter ligado a Madalena, mas a inspetora é rígida e avisa-o que vai com ela para a esquadra.
Luís Maria está com Caetana a verificar a lista de convidados para o leilão quando Diana lhe liga. Ele diz-lhe que faça o que tem de fazer e desliga a chamada. A sobrinha pergunta ao tio se vai permitir que o seu próprio filho vá preso e Luís Maria responde-lhe que pode ser que assim Ricardo aprenda a lição.
No barco, Vasco, muito desanimado, envia um áudio a Catarina a dizer-lhe que não vai desistir dela, que não vão terminar tudo depois dele ter enfrentado a família por causa dela, pois o amor que sentem um pelo outro tem de ser superior a tudo o resto.
Em casa dos Valente, Catarina ouve o áudio de Vasco e Tozé comenta com a irmã que lhe custa muito vê-la sofrer daquela maneira e que não é justo que ela e Vasco tenham de pagar pelos erros de outras pessoas. A rapariga sente-se muito triste, mas não é capaz de continuar a namorar com o filho do homem que fez mal à sua mãe.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela