Vera nasceu com várias deformações no rosto e desde muito cedo foi submetida a 14 cirurgias. A família alega que foi vítima de negligência médica. Já sofreu bullying por causa da sua aparência física e mudou três vezes de escola, no entanto, isso não a impediu de ser uma aluna de excelência. Atualmente, Vera tem 17 anos e o sonho de ser advogada, mas confessa que o futuro a deixa assustada: “Tenho a preocupação de não conseguir fazer aquilo que quero devido à aparência”.
Sónia Machado, a irmã de Vera, revela que sempre que a jovem tinha um problema na escola “era comigo que vinha desabafar”, afirmando que as crianças mais novas tinham mais preconceito:
“A minha mãe chegou a ter de ir ao infantário falar com a professora para esta explicar aos meninos o que é que a Vera tinha”
“Ah não é nada!” – foram as palavras que Maria José ouviu do médico quando estava grávida de Vera. Nunca desejando por termo à gravidez, quando a menina nasceu, Maria desmaiou após ouvir as palavras dos médicos: “Ela tem orelhas de rato, não tem nariz, não tem um lábio”.