Joaquim Pereira de Sá é funcionário numa escola em Caldas da Rainha e no horário de almoço, entre as 13 horas e as 15 horas, ajuda pessoas carenciadas com cabazes de alimentos e vestuário. Vai para um espaço, “De volta a casa”, onde confeciona comida com ajuda de outras pessoas: “Não há feriados, não há fins-de-semana, todos os dias é servida essa refeição”.
Desde os 18 anos que vive para ajudar os outros, dar apoio a pessoas sem-abrigo e com problemas de adição com droga, diz nunca se sentir cansado e está sempre motivado: “Sinto que é a minha missão”.
“Comecei por entregar sandes” – afirma Joaquim, revelando que mais tarde conseguiu um espaço físico para entregar as refeições e tiveram de criar uma associação com voluntários. Rui Manuel Vieira, da Rádio Mais Oeste, juntou-se ao Grupo “De volta a casa” e explica que “a missão do Joaquim é esquecer-se dele para ajudar os outros”.
Nelson Costa tornou-se voluntário neste Grupo depois de ter sido ajudado por Joaquim numa fase em que estava a mudar de casa. Teresa Serranho, amiga de Joaquim, surpreendeu o amigo e revela que “ele é um mentor” e uma fonte de inspiração.