O Dr. Almeida Nunes e a Joana Camilo visitaram a “Casa Feliz” para falar de Dermatite Atópica.
Joana Camilo é a Presidente da Associação Dermatite Atópica de Portugal que foi criada em 2018, cuja missão é que “ninguém se sinta sozinho nesta jornada”, representando assim as pessoas que vivem com esta doença.
“É uma doença muito comum” – afirma Joana realçando o facto de ser geralmente associada às crianças, mas pode surgir em qualquer idade. A Dermatite Atópica é uma doença crónica na pele, cujo impactos vão mais além disso. Nos casos mais ligeiros “o controlo da Dermatite Tópica é possível através de tratamento adequando com tópicos”, ou seja, com hidratação da pele várias vezes ao dia com produtos próprios, explica Joana Camilo.
“É transmissível geneticamente” – afirma o Dr. Almeida Nunes que revela que esta doença não é contagiosa. Quando se agrava requer tratamento específico, visto que “o sofrimento é marcante e crónico”. Joana afirma que o cansaço e o desconforto são das maiores dificuldades, mas “o sintoma mais impactante quando não está controlada é a comichão”
“Durante anos não consegui dormir mais do que 3 horas seguidas”
O Dr. Almeida Nunes dá alguns concelhos práticos sobre esta doença, deve evitar-se “repetir muito o mesmo prato alimentar”, também ter atenção ao excesso de lactose, glúten e trigo. O cuidado com a roupa é importante, deve usar roupa de algodão em contacto com a pele. A exposição solar deve ser limitada e a horas adequadas e também uma boa hidratação.